Manifestação

Nesta quinta (17), movimentos fazem ato em Brasília contra o despejo e pelo direito à moradia

A manifestação ocorre em frente ao Congresso Nacional, às 16h, e pede ainda a prorrogação da ADPF 828.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No DF, 836 famílias foram despejadas ou ameaçadas de remoção na pandemia. Destas, 216 foram despejadas mais de uma vez neste período. - Foto: Reprodução MTST

A Campanha Despejo Zero, movimentos e organizações populares estarão reunidos na tarde desta quinta-feira (17) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para protestarem contra os despejos e pelo direito à moradia.

A manifestação, que ocorrerá a partir das 16h, também tem como objetivo denunciar o descumprimento da medida cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828 no Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a suspensão de despejos em todo o território nacional, a “fim de resguardar a saúde das famílias por sua manutenção em suas respectivas habitações durante o curso da pandemia”.

Saiba mais: Atos contra os despejos em dezenas de cidades brasileiras nesta quinta (17); acompanhe 

Além disso, as organizações vão solicitar a prorrogação da decisão, uma vez que a medida cautelar tem vigência até 31 de março.

De acordo com nota da campanha Despejo Zero, o “cenário do Distrito Federal é lamentável. São 836 famílias despejadas ou ameaçadas de remoção na pandemia. Destas, 216 foram despejadas mais de uma vez neste período”. 

Leia também: Mais de 27 mil famílias sofreram despejos durante a pandemia no Brasil 

A campanha informa ainda que 840 famílias estão com os despejos suspensos, “graças a ações da Defensoria Pública do DF, com respaldo na ADPF 828. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, gasta milhões com seus tratores nas derrubadas, ao invés de investir em política habitacional popular” destaca.

:: Moradia digna é um direito! Não é favor! Não é ajuda! ::

No ato, está confirmada a presença de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e Central de Movimentos Populares (CMP).

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino