Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Debate Virtual

“Ucrânia consultava os EUA se poderia firmar acordo com o Brasil de exploração do espaço aéreo”

Afirmação foi do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral no Programa Espaço Plural desta quarta-feira

17.mar.2022 às 18h08
Porto Alegre
Redação
Rússia e Ucrânia voltam a negociar em meio a cerco a Kiev e escalada de ataques

Rússia e Ucrânia voltam a negociar em meio a cerco a Kiev e escalada de ataques - Dimitar Dilkoff / AFP

Nesta quarta-feira (16), o programa Espaço Plural – Debates e Entrevistas, recebeu o jornalista, professor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, juntamente com o doutor em História pela Universidade de Paris e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, Manuel Domingos, e o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitorio Sorotiuk, que debateram a guerra entre Rússia e Ucrânia, revelando relações influentes na política externa mundial.

No programa os convidados trouxeram uma análise ampla do conflito, saindo da superficialidade apenas da narração dos fatos do combate armado. Entrando em questões de relações e articulações entre as grandes potências econômicas mundiais, como Estados Unidos e China, eles explicaram como se chegou à guerra e quais serão as consequências de ordem mundial. “Não entenderemos o que está ocorrendo se pensarmos que se trata de um conflito entre Rússia e Ucrânia”, ponderou Amaral, destacando que a Ucrânia consultava os Estados Unidos se poderia firmar com o Brasil o acordo de exploração do espaço aéreo. 

Para Manuel Domingos um dos pontos práticos sentidos aqui no Brasil é a alta dos preços dos fertilizantes. Para além de efeitos econômicos de curto prazo, foram trazidos aspectos preocupantes de política externa, até mesmo do Brasil. 

Amaral comentou que, na ocasião de estar ministro da Ciência e Tecnologia, nas tratativas com a Ucrânia sobre o projeto de exploração espacial com a joint venture Alcântara Cyclone Space (ACS), "foi revelado um documento que dizia o seguinte – a Ucrânia consultava os Estados Unidos se poderia firmar com o Brasil o acordo de exploração do espaço aéreo". Para eles, é preocupante essa interferência de Washington no restante do mundo, representando ameaça da soberania nacional de muitos países ao passo que eles tentam exercer controle sobre decisões estratégicas.

Confira abaixo o debate na íntegra, com detalhes históricos, sociais e políticos do conflito.

 

Espaço Plural, Debates e Entrevistas – Quarta-feira 16/03/2022

No programa de hoje vamos abordar o mundo que teremos depois da guerra entre Rússia e Ucrânia. Para tratar do tema receberemos o doutor em história pela Universidade de Paris e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, Manuel Domingos; presidente representação Central Ucraniano Brasileira, Vitorio Sorotiuk; e o jornalista, professor e foi ministro da Ciência e Tecnologia durante o governo do presidente Lula, Roberto Amaral. Contribua financeiramente com a RED. Clique no link: https://pag.ae/7X1Jj8ShJ #democracia #debates #entrevistas #política #economia #cultura #pluralidade #jornalismo #radio #radiotv #radiotvweb #tv #tvweb #rede

Posted by Brasil de Fato RS on Wednesday, March 16, 2022

 

O programa Espaço Plural – Debates e Entrevistas é uma iniciativa da Rede Estação Democracia e da RádioCom Pelotas e vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira das 14h às 15h nos canais das idealizadoras e de mais 16 parceiros, incluindo o Brasil de Fato RS, ficando disponível para assistir depois a hora que desejar nas redes sociais. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

REAÇÃO

‘Lamentável e dilacerante’, diz Anielle Franco sobre morte de jovem por polícia

disputa partidária

Eleições do PT em Minas Gerais acontecem no próximo domingo (13)

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Reparação

Avós da Praça de Maio encontram 140° neto sequestrado pela ditadura na Argentina

Plataforma Brasil

MITsp leva teatro brasileiro ao Festival de Avignon e celebra 200 anos de relações Brasil-França

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.