Financiamento

Fies: lista de aprovados do 1° semestre de 2022 está disponível para consulta

Os pré-selecionados têm até 23 de março para completar suas inscrições no portal do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cronograma do Fies sofreu alterações devido à reabertura das inscrições na última terça-feira (15), após registro de problemas técnicos no sistema - Agência Brasil

Foram divulgados nesta sexta-feira (18) os resultados do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao primeiro semestre de 2022.  

Os candidatos podem fazer a consulta no portal do programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Basta digitar o CPF e a senha cadastrada.  

Os pré-selecionados têm, agora, de complementar suas inscrições entre os dias 21 e 23 de março no mesmo site

Feito isso, cada estudante tem até cinco dias para apresentar a documentação exigida na instituição de ensino.  

Contando a partir do terceiro dia útil em que essa visita à universidade aconteceu, é preciso comparecer – num prazo de até 10 dias - à Caixa Econômica Federal ou outro agente financeiro para formalizar o contrato de financiamento. 

De acordo com o cronograma do MEC, a convocação da lista de espera será feita entre 24 de março e 4 de maio. 

O que é o Fies 

O Fies é um programa do governo federal por meio do qual o estudante acessa uma espécie de empréstimo para financiar as mensalidades de uma instituição privada de ensino superior. Concluída a graduação, o candidato deve quitar sua dívida.  

O financiamento é solicitado a partir da nota tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Quem pode pleitear o financiamento? 

Para se inscrever, o candidato precisa ter participado de alguma edição do Enem entre 2010 e 2021, não pode ter zerado na redação e precisa ter tirado uma pontuação média igual ou superior a 450. 

Essa média da pontuação é calculada a partir da soma do resultado das quatro provas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.  

Além disso, há a condicionante econômica. A renda familiar mensal bruta per capita deve ser de um a três salários mínimos.  

Edição: Geisa Marques