OUÇA E ASSISTA

Aposta de Bolsonaro, novo pacote de incentivo à economia não é sustentável, diz Márcio Pochmann

Economista se refere à autorização para saque de FGTS, à antecipação do 13º do INSS e ao programa de microcrédito

Ouça o áudio:

Aumento do custo de vida tem diminuído o poder de compra do Auxílio Brasil, avalia o economista - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Esse pacote anunciado pelo presidente não é uma medida inovadora

Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro(PL) na quinta-feira(15), o pacote de medidas econômicas como antecipação do 13º do INSS, a autorização para saque do FGTS e o lançamento de um programa de microcrédito foi visto pelo economista Márcio Pochmann com reservas. Ele avaliou que, embora já utilizada em outros momentos, como no governo Michel Temer, a tática "não é sustentável no contexto atual" para recuperar o país da crise econômica.

"Isso evita que a economia não desacelere ainda mais. Mas não me parece que seja uma medida suficiente que coloque o Brasil de pé para poder crescer novamente", explicou o economista. 

A declaração foi dada ao programa Central do Brasil, nesta segunda-feira(21), no quadro Entrevista Central. Além de comentar o novo pacote de incentivo à economia proposto pelo governo Bolsonaro, Pochmann também analisou o aumento da taxa de juros (o valor atual é de 11,75%, após a 9ª alta registrada), e o peso da inflação sobre o valor do Auxílio Brasil. 

"Quando ele foi definido, o poder aquisitivo era maior do que está sendo agora. Infelizmente, o custo de vida vem subindo e esse auxílio termina na verdade oferecendo condições de consumo menor do que inicialmente ele estabelecia", completou. 

E tem mais!

O Brasil já registrou dois casos da nova variante do coronavírus. No entanto, a Deltacron, como é nomeada pelos cientistas, não tem causado grandes preocupações entre os especialistas. Mesmo sem alarde, a Organização Mundial de Saúde está monitorando a evolução dela em alguns países da Europa. No quadro Nacional, você fica por dentro sobre o que já se sabe e o que é especulação a respeito dessa variante. 

No Embarque Imediato, você acompanha a análise semanal do editor do Boletim Ponto, Miguel Stédile. Nesta edição, ele comenta sobre as movimentações do bolsonarismo em direção às forças armadas, de olho nas eleições de 2022. 

Na Parada Cultural, uma dica para quem gosta de música: o álbum “Lo-Fi – Vol.1”, produzido por Fernando Monteiro (violões, guitarras, teclados e baixos) e Sérgio Giffoni (baterias, ambiências, efeitos, scratches e teclados). O trabalho traz a estética sonora do lo-fi, termo do inglês ‘low fidelity’ (baixa fidelidade), que traduz produções de quando os equipamentos dos estúdios ainda não traziam uma alta qualidade nas gravações
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4 
 

Edição: Isa Chedid