meio ambiente

Construção de porto no MT ameaça biodiversidade do Pantanal; entenda no Programa Bem Viver

Obras alteram trechos do Rio Paraguai que banha importantes reservas ecológicas do Mato Grosso

Ouça o áudio:

pantanal
Apenas 4,6% do Pantanal encontra-se em unidades de conservação - Créditos: Reprodução
Área atingida tem maior densidades de onças-pintadas do mundo

A edição de hoje (21) do Programa Bem Viver debate sobre um projeto que ameaça o estado do Mato Grosso: neste ano foi aprovada a licença ambiental prévia para a construção de um porto para o agronegócio no Rio Paraguai, que altera a geografia da região para facilitar o transporte de grandes embarcações que transportam grãos, em especial soja.

Alguns dos pontos do rio que passarão por obras estão localizados nas áreas da Reserva Ecológica Taiamã e do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, as áreas mais intocadas e conservadas do bioma e considerados refúgios para a biodiversidade pantaneira. Jutas elas abrigam uma das maiores densidades de onças-pintadas do mundo.

Para entender exatamente quais são as ameaças desse empreendimento, a reportagem do Brasil de Fato conversou com a professora da Universidade do Estado do Mato Grosso Solange Ikeda, que é doutora em ecologia e recurso naturais.

Privatização de refinaria na Bahia

A privatização de uma refinaria de petróleo da Petrobras na Bahia tem causado sérios impactos para a população do estado, em especial o aumento do preço dos combustíveis. Após uma série de negociações repletas de polêmicas, a Bahia passou a ter a gasolina mais cara do país.

Com a privatização, o estado aumentou exponencialmente os valores de venda de combustível para as distribuidoras. Na última semana esse aumento chegou no bolso da população, na hora de encher o tanque no posto de combustível.


Mulheres do Pagodão: Jady Girl, Tacila Almeida, Aila Menezes, Ravanna Rodriguez e Daiana Leone. / Pagode por Elas

Pagodão baiano

Já ouviu falar do pagodão baiano? Há quem diga que o ritmo é o mais tocado nas periferias de Salvador, caindo no gosto de ouvintes de todas as idades.

Descrever esse estilo não é tarefa simples. Trata-se de uma mistura de samba com instrumentos eletrônicos e batidas dançantes, inspiradas no funk. Para saber mais sobre esse tipo de música, a reportagem do Brasil de Fato conversou com mulheres de Salvador que estão protagonizando o Pagodão Baiano.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes