Consequência

Europa tem alta de casos de covid-19, após suspender restrições ‘brutalmente’

No Brasil, média de casos é a menor desde o início de janeiro, mas mortes voltaram a subir, após queda de 10 dias

|
Nova cepa que combina características das variantes Ômicron e Delta foi descoberta na Europa, mas ainda não se sabe se é mais severa - iStock_Fotomay

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (22) para o aumento de casos de covid-19 em 18 dos 53 países da Europa. O número de casos no continente caiu abruptamente após pico registrado em janeiro, mas voltou a aumentar desde o início de março.

De acordo com os pesquisadores, a subvariante BA.2 da ômicron é a principal responsável por esse aumento recente. Além disso, na maioria dos países interrompeu de modo abrupto as medidas de controle da doença, como abandono do uso de máscaras. “Os países em que observamos um aumento particular são Reino Unido, Irlanda, Grécia, Chipre, França, Itália e Alemanha”, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge. “Estes países suspenderam as restrições brutalmente”, acrescentou.

Apesar desse alerta, Kluge se diz “otimista mas vigilante” com o panorama europeu. Ele destacou um “grande capital de imunidade”, em função do avanço da vacinação e também do alto número de pessoas que já se infectaram.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (22) para o aumento de casos de covid-19 em 18 dos 53 países da Europa. O número de casos no continente caiu abruptamente após pico registrado em janeiro, mas voltou a aumentar desde o início de março. De acordo com os pesquisadores, a subvariante BA.2 da ômicron é a principal responsável por esse aumento recente.

Além disso, na maioria dos países interrompeu de modo abrupto as medidas de controle da doença, como abandono do uso de máscaras. “Os países em que observamos um aumento particular são Reino Unido, Irlanda, Grécia, Chipre, França, Itália e Alemanha”, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge. “Estes países suspenderam as restrições brutalmente”, acrescentou.

Apesar desse alerta, Kluge se diz “otimista mas vigilante” com o panorama europeu. Ele destacou um “grande capital de imunidade”, em função do avanço da vacinação e também do alto número de pessoas que já se infectaram.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 41.021 casos da doença. Nesse quesito, a média móvel continua a cair, para 35.780 casos/dia, menor índice desde 10 de janeiro.

No total, já são 657.696 mortes pela covid-19 oficialmente registradas. E perto de 29,7 milhões de casos da doença.