Financiamento

Fies: pré-selecionados têm até esta quarta (23) para complementar inscrição

De acordo com o cronograma do MEC, a convocação da lista de espera será feita entre 24 de março e 4 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março - Marcello Casal Jr / Abr

Os pré-selecionados a acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao primeiro semestre de 2022, têm até esta quarta-feira para completar a inscrição, no site do programa.

A etapa seguinte no processo para ingressar no Fies 2022.1 é apresentar a documentação exigida na instituição de ensino no prazo de até cinco dias. 

Depois é preciso comparecer à Caixa Econômica Federal ou outro agente financeiro para formalizar o contrato de financiamento. O prazo para esta última etapa é contado a partir do terceiro dia útil após a visita à universidade, se prolongando por mais 10 dias. 

De acordo com o cronograma do MEC, a convocação da lista de espera será feita entre 24 de março e 4 de maio. 

Coluna | O projeto de Bolsonaro para a Educação é a crise

O que é o Fies 

O Fies é um programa do governo federal por meio do qual o estudante acessa uma espécie de empréstimo para financiar as mensalidades de uma instituição privada de ensino superior. Concluída a graduação, o candidato deve quitar sua dívida.  

O financiamento é solicitado a partir da nota tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

:: Volta às aulas: três reitores nomeados por Bolsonaro ignoram ações para prevenção da covid-19 ::

Quem pode pleitear o financiamento? 

Para se inscrever, o candidato precisa ter participado de alguma edição do Enem entre 2010 e 2021, não pode ter zerado na redação e precisa ter tirado uma pontuação média igual ou superior a 450. 

Essa média da pontuação é calculada a partir da soma do resultado das quatro provas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.  

Além disso, há a condicionante econômica. A renda familiar mensal bruta per capita deve ser de um a três salários mínimos.  

Edição: Daniel Lamir