16 anos

Indígena do povo Xavante é convocado a competir pelo Brasil no Pan-americano de Cross Country

O jovem é da Terra Indígena Sangradouro, do Mato Grosso, e vai competir neste domingo (27) no Espírito Santo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Campeão da etapa regional do centro-oeste, em Bonito (MS), Manuel Tsiwario treina na Vila Olímpica há cerca de um ano - Ascom CBAt

Aos 16 anos, Manuel Tsiwario, do povo Xavante, foi convocado para integrar a seleção brasileira de Cross Country na categoria sub-18. O jovem corredor do Mato Grosso vai representar o país nas competições do Pan-americano e Sul-americano da modalidade, no próximo domingo (27), em Serra, no Espírito Santo. 

O Cross Country é um esporte em que os atletas competem, em equipes de cinco a sete pessoas, em uma corrida em terreno aberto ou acidentado. 

Foi numa dessas corridas, em um trajeto com muita lama por ter sido realizada em período chuvoso, que o treinador o viu pela primeira vez, em dezembro de 2020.  

Em entrevista ao UOL, o professor Sivirino Souza dos Santos conta que ficou impressionado ao ver Manuel, aos 15 anos, percorrer 10 quilômetros descalço em apenas 36 minutos.  

De lá para cá, o jovem xavante já foi campeão da etapa regional do Centro-Oeste em Bonito (MS) e ficou em quarto lugar na Copa Brasil Loterias Caixa.  

:: Maior mobilização indígena do país, Acampamento Terra Livre mira contra os "projetos de morte" ::

Da aldeia de Três Lagoas, localizada na Terra Indígena Sangradouro, no município de General Carneiro (MT), Manuel vive atualmente na Casa dos Atletas de Barra do Garças.  

O alojamento, que compartilha com outros 26 jovens desde janeiro de 2021, fica dentro de uma Vila Olímpica.  

A viagem e a mudança - que foram a primeira vez que Manuel saiu da TI – foram permitidas depois que sua família, incluindo o cacique Ricardo Tomotsudzarebe, conversaram com o treinador e conheceram a estrutura da equipe.  

As competições deste domingo (27) vão ser realizadas das 7h às 12h e serão transmitidas ao vivo pelo canal de youtube da Confederação Brasileira de Atletismo.  

Além do Brasil, estarão representados Canadá, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 

 

Edição: Rebeca Cavalcante