Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Solidariedade

Associação Ubuntu Ukama organiza evento com mulheres na Cohab em Viamão

Atividades foram realizadas durante este sábado (26), na sede do Clube de Mães Colmeia, na região central da cidade

28.mar.2022 às 17h25
Porto Alegre
Mateus Quevedo

É a terceira vez que a Ubuntu Ukama realiza atividades no Clube de Mães Colmeia. - Reprodução

Regularização e solicitação do título do eleitor, oficina de pequenos reparos e varal solidário foram algumas das atividades realizadas durante este sábado (26), na sede do Clube de Mães Colmeia, localizado no bairro Cohab, região central de Viamão. O evento foi voltado para as mulheres e organizado pela Associação Ubuntu Ukama.

“O nosso objetivo foi o empoderamento feminino e realizar um trabalho social com as mulheres, dar visibilidade, autonomia e gerar uma organização em torno deste tema”, relatou a diretora de eventos da Associação Ubuntu Ukama, a empresária Silva Roldão Matos.

Durante o dia, mulheres do bairro também puderam participar de aulas de yoga, confecção e consultoria de currículos, espaço de cuidado e beleza envolvendo manicure e maquiagens.


O evento foi voltado para as mulheres e organizado pela Associação Ubuntu Ukama / Reprodução

Vera Barcelos, moradora do bairro, conta que fez a oficina de pequenos reparos, “descobri que tenho potencial para a parte elétrica da casa, trocar chuveiro, por exemplo, a didática do professor foi muito boa, saio daqui mais poderosa de que quando entrei”.

Quem ofereceu esta oficina foi o arquiteto Gustavo de Castro, integrante da Ubuntu Ukama. “Foi muito bom o espaço, teve uma parte expositiva apresentando algumas ferramentas, noções de instalações hidráulicas, como o chuveiro, e também de instalações elétricas, toda a exposição foi trazendo o potencial e o empoderamento das mulheres em práticas que cotidianamente são machistas”, apresentou o arquiteto.

É a terceira vez que a Ubuntu Ukama realiza atividades no Clube de Mães Colmeia. O Colmeia é histórico no bairro com atividades desde 1983 e atualmente oferece aulas de ballet, capoeira, teatro e informática para crianças. “Nosso clube está sempre aberto para os grupos que têm interesse na transformação social, nós temos este intuito da inclusão”, relata Rosane dos Santos Nunes, a atual presidente do Clube.


Durante o dia, mulheres do bairro também puderam participar de aulas de yoga, confecção de currículos, espaço de cuidado e beleza e varal solidário / Reprodução

“Eu me identifico com a Ubuntu Ukama porque eles têm aquele mesmo sentimento do Colmeia de resgatar as pessoas, de resgatar a cidadania das pessoas”, avalia Denise Nunes, a tesoureira do Clube de Mães.

Natacha Tavares, presidenta da Associação Ubuntu Ukama, já tem muitos Clubes de Mães convidando a Associação para realizar eventos assim nos bairros. “Geralmente fazemos as oficinas pensando nos interesses de cada comunidade e também com as habilidades dos integrantes e dos parceiros, nosso objetivo é sempre fazer essas parcerias e estar em contato direto com as comunidades”, conta Natacha.

A regularização e solicitação do título de eleitor foi um dos serviços mais procurados. A jovem Stefani Vigorito, responsável pela comunicação da Ubuntu e que auxiliou com os títulos de eleitor, destacou que “a procura foi muito maior do que a gente imaginou que teria, as pessoas estão interessadas nisso e é algo fácil de se fazer, das pessoas que vieram aqui, somente uma precisou encaminhar para o cartório”, afirma.

Segundo o engenheiro civil Valtair Roldão este foi o primeiro evento realizado pela Associação Ubuntu Ukama neste ano. “Quisemos fazer em alusão às mulheres, porque o trabalho social começa por elas e pelas crianças, no ano passado realizamos a doação de 150 marmitas, varal solidário e uma feijoada para marcar o aniversário da Ubuntu.”

Mais eventos estão programados pela Associação este ano. A Ubuntu avisa que está com vaga para bolsista na área de projeto, é voltado para jovens negros estudantes do ensino médio ou graduação. Para saber mais e conhecer o trabalho da Ubuntu visite a conta no Instagram da associação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

Acordos e impasses

Rússia e Ucrânia iniciam segunda grande troca de prisioneiros; troca de corpos segue no impasse

Genocídio

Líder da oposição em Israel diz que Netanyahu não representa maioria e pede fim dos ataques a Gaza

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.