Mobilização

Entidades do RS promovem ato em defesa da universidade pública nesta quinta-feira (31)

Mesa com professoras e pesquisadoras será às 9h30, seguida de manifestação no pátio do campus central da UFRGS

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A ação integra a mobilização nacional em prol das universidades e Institutos Federais - Filipe Peres

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação) e sindicatos federados, comoo  Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS-Sindical), realizam um ato, nesta quinta-feira (31), em defesa da universidade pública, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, a partir das 9h30.

A ação integra a mobilização nacional em prol das Universidades e Institutos Federais e visa defender a universidade e a educação pública, que vêm sofrendo com ataques e políticas negacionistas.

Leia mais: SBPC cobrará de candidatos fim do desmonte do MEC e resgate do ensino público

A primeira atividade, às 9h30min, será a mesa “Mulheres e sindicalismo na contemporaneidade”. Ela será realizada na sala 101 da Faculdade de Educação (Faced), no campus central da UFRGS, e contará com a presença de professoras, pesquisadoras da base da ADUFRGS-Sindical e professoras sindicalistas de outros sindicatos do campo da Educação.

A diretora de Comunicação do Sindicato, professora Sônia Mara Ogiba, explica que a ADUFRGS-Sindical, como faz todos os anos, está desde o início do mês mobilizado pelo Mês da Mulher.

"Decidimos simbolicamente aproveitar a data da defesa da universidade para encerrar a campanha deste ano. A mesa vai contar com sindicalistas do CPERS, Sinpro, mulheres da ADUFRGS-Sindical, do Conselho de Representantes das universidades no Sindicato”, adianta a professora. 

:: Universidades federais perdem 12% do orçamento durante governo Bolsonaro ::

“A discussão será feita por mulheres sindicalizadas, professoras, que irão trazer questões relacionadas à docência, à pesquisa, e sobre as mulheres na política e no poder, em especial neste ano eleitoral”, completa Sônia.

A mesa terá a presença das professoras Graciela Quijano, do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, Margot Andras, diretora do Sinpro, Helenir Schürer, presidente do CPERS, e Camila Zanini, presidente da Atens UFRGS - Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (Atens Sindicato).

Às 10h30, após a mesa, haverá um ato no pátio do campus central, com lideranças, professores e estudantes. Está confirmada a participação da União Estadual dos Estudantes (UEEE), Atens UFRGS, CPERS, Sinpro, entre outras entidades. O encerramento, às 11h30min, será com uma roda de samba composta por mulheres. 

O presidente da ADUFRGS, professor Lúcio Vieira, convida a todos e todas para o ato e salienta a importância de participar do que, na sua avaliação, será um marco importante na universidade pelo seu caráter de “lugar de resistência democrática”.

“Vamos destacar a importância da universidade, denunciar os cortes de orçamento. Vamos frisar que a universidade não parou! Os professores nunca pararam. E que há necessidades de políticas públicas”, afirma, lembrando que o ano de 2022 prevê a revisão da Lei de Cotas.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira