Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Encontro na UERJ

“Bandeira do Brasil é dos brasileiros, não do Bolsonaro”, diz Lula a lideranças internacionais

Em sua passagem pelo Rio, Lula discursou ao lado de Dilma em evento que lotou a Concha Acústica Marielle Franco na Uerj

30.mar.2022 às 00h22
Atualizado em 31.mar.2022 às 00h22
Rio de Janeiro (RJ)
Clivia Mesquita

Lula na UERJ - Pablo Vergara

“Bolsonaro é tão frágil e boçal. Como ele e o partido dele não tem bandeira, não tem hino, não tem nada, ele pegou a bandeira do Brasil, se apoderou como se fosse dele. Vamos dizer para ele que essa bandeira é nossa, dos brasileiros”, disse o ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Lula (PT), aos aplausos do público no início da noite desta quarta-feira (30), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Leia mais: "Se preparem: vamos abrasileirar o preço do combustível", promete Lula apostando em sua eleição

Lula discursou no "Encontro Internacional Democracia e Liberdade", organizado pelo Grupo de Puebla. Em dois dias de programação, o evento reuniu intelectuais e figuras políticas do Brasil e América Latina, como os ex-presidente Lula, Dilma Rousseff (PT), a vice-presidente da Espanha Yolanda Díaz e a senadora colombiana María José Pizarro.

Ao todo, representantes diplomáticos e legislativos de 11 países compartilharam reflexões sobre os principais desafios na construção de um modelo solidário de desenvolvimento. 

Com um público de centenas de pessoas lotando a Concha Acústica Marielle Franco, no principal campus da universidade, no Maracanã, zona Norte do Rio, o ex-presidente Lula deu início à sua fala por volta das 18h15. 


 Público era formado principalmente por jovens e estudantes universitários/ Pablo Vergara

Com a presença de parlamentares do campo progressista carioca no palco, ele relembrou a relação de igualdade e respeito que o Brasil construiu com diversos países durante seu governo. 

"A gente não falava fino com os Estados Unidos e grosso com a Bolívia. A gente falava com todo mundo do mesmo jeito. Eu visitei todos os países da América Latina e Caribe, 30 países da África. Nós conseguimos fazer com que o Brasil fosse referência no debate mundial. Acho que foi um pouco isso que incomodou os americanos. Eles não admitiam que tivesse outra força política que não eles", disse Lula para a plateia vestida de vermelho e com bandeiras de movimentos sociais.

Além de lideranças internacionais, Lula dividiu o palco com a noiva, Janja, Marcelo Freixo (PSB), Dilma Roussef (PT), Gleisi Hoffmann (PT), André Ceciliano (PT) e Ricardo Lodi Ribeiro, que renunciou ao cargo de reitor da Uerj durante a fala de abertura do evento. Segundo Lodi, sua saída se deve à participação dele no projeto de "recuperação do país". No lugar dele, deve assumir a instituição de ensino superior o professor Mário Carneiro.


Segundo Lodi, sua saída se deve à participação dele no projeto de "recuperação do país" / Pablo Vergara

Lula, que é pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, está no Rio desde o último sábado (26), quando participou do Festival Vermelho em comemoração ao centenário do PCdoB em Niterói, na região metropolitana.

"Vim aqui pra falar de igualdade. Quero que os países sejam tratados em igualdade de posição. Precisamos avisar ao Putin, ao Biden, a todos esses presidentes, que ninguém quer essa guerra. O mundo não precisa disso. Aqui no Brasil, seria tudo resolvido com uma cerveja, até acabar as garrafas a gente iria fazer um acordo de paz", disse ao se referir à guerra na Ucrânia.

Cancelamento do evento

Em outro momento do discurso Lula falou sobre as tentativas de cancelamento do evento na Uerj por parte do deputado estadual Alexandre Freiras (Podemos). "Faz dois dias que me orientam que não posso falar de eleição. Havia muita inquietação. Eu vim pra casa pensando em colocar uma mordaça", afirmou.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram as duas ações movidas pelo parlamentar pedindo o cancelamento do encontro na Uerj. Freitas argumentou que o evento seria um "comício disfarçado de encontro internacional". 

No entanto, a sentença da juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Rio, aponta que o evento não é ilegal e promove discussões entre diversas personalidades, incluindo ex-presidente de países como Brasil, Espanha e Colômbia, sobre democracia e igualdade. 

Já a decisão da ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri ressaltou a ilegitimidade do deputado na alegação. Nas eleições presidenciais, apenas partidos políticos, coligações, candidatos e o Ministério Público Eleitoral (MPE) podem mover representação por propaganda eleitoral irregular.

Editado por: Mariana Pitasse e Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO

O financiamento da transição ecológica

ARTIGO

Remoções, demolições e resíduos abrindo os caminhos para a COP30

QUESTÃO SANITÁRIA

Gripe aviária: veja as respostas para as principais dúvidas sobre a doença

Debate

Esquerda erra ao aderir à noção de identitarismo criada pela direita, dizem pesquisadores

Cultura

O documentário perdido

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.