Reação

RJ: deputados elaboram decreto para sustar medida que estabelece escolas cívico-militares

Proposta foi elaborada após decreto do governador que estabelece a transformação da Faetec em escolas de padrão militar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Decreto estabelece que instituições de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) se tornem escolas cívico-militares - Divulgação

Um grupo de deputados estaduais do Rio de Janeiro organizou um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da lei estadual que institui o programa de escolas técnicas cívico-militares no estado. A proposta ainda não tem data para ser votada e é assinada por Carlos Minc (PSB), Waldeck Carneiro (PT), Flávio Serafini (Psol), Eliomar Coelho (Psol) e Jari Oliveira (PSB). 

:: RJ: governo publica decreto para converter rede de ensino técnico em escolas cívico-militares ::

Continua após publicidade

O projeto construído pelos parlamentares tem como efeito suspender uma lei aprovada em 2002, que foi vinculada ao decreto apresentado pelo governador Cláudio Castro (PL) na última semana. O texto, publicado no Diário Oficial do Estado, estabelece a transformação das instituições de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em escolas cívico-militares.

Continua após publicidade

Com ele, as escolas da rede pública estadual passarão a ser administradas também pela Secretaria de Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Continua após publicidade

Na justificativa do projeto, os parlamentares argumentam que a lei não cumpre o Plano Estadual de Educação (PEE/RJ), estabelecido em 2009, que reconhece o dever do estado de “desenvolver as aptidões para a vida produtiva, de forma integrada: educação, trabalho, ciência e tecnologia, sem perder de vista a característica marcante desse ensino, que é a flexibilidade de sua organização, a articulação com o Ensino Médio, sem a ele se atrelar, e a valorização da educação continuada, da experiência pessoal e profissional”.

Leia mais: Ministério Público questiona escolas cívico-militares de Witzel no Rio

O decreto de Castro, duramente criticado por pesquisadores e profissionais ligados à educação pública em outras tentativas de converter o ensino civil ao militar, é um aceno ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador vem tentando colar sua imagem à de Bolsonaro para se reeleger em outubro. O Rio de Janeiro é o estado do Sudeste onde Bolsonaro tem melhor desempenho nas pesquisas de intenção de voto.

Continua após publicidade

Um dia após a publicação do decreto e as reações negativas, a Faetec informou que apenas as novas unidades da rede serão incluídas no Programa Escolas Técnicas Cívico-Militares do Estado do Rio. 

Continua após publicidade

Também disse que no prazo de 90 dias, as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vão divulgar um plano de ações contendo os detalhes da mudança.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse