Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

regras urbanísticas

Entenda o que muda com a nova lei de uso e ocupação do solo no DF

Novos empreendimentos habitacionais poderão ser realizados, mas ampliação de comércio em áreas nobres foi rejeitada

31.mar.2022 às 09h13
Brasília (DF)
Redação

Revisão da LUOS aprovada na Câmara Legislativa deve impulsionar o mercado imobiliário em Brasília, segundo setor empresarial - Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Por unanimidade, os deputados distritais aprovaram, na terça-feira (29), o projeto de lei complementar nº 69/2020, de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF), que altera Lei de Uso e Ocupação do Solo do DF, a LUOS.

O texto estava pendente de atualização há cerca de dois anos e era muito aguardado por moradores de algumas regiões da cidade e pelo setor empresarial. A proposta segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha. Ao todo o texto original recebeu 150 emendas, mas somente cerca de 60 foram incorporadas à proposta original aprovada pelos 24 parlamentares. 

A LUOS trata, basicamente, de parâmetros urbanísticos de uso e ocupação do solo específicas para as diferentes regiões administrativas do DF fora da área tombada (Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Noroeste).

O texto está estruturado em cinco artigos: o primeiro deles trata de modificações ao texto em vigor, o segundo de adições, o terceiro prorroga prazos contidos na LUOS, o quarto dispõe sobre sua vigência e o quinto promove uma série de revogações específicas.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para fazer ajustes técnicos e corrigir imprecisões na lei em vigor, identificadas ao longo de um ano de trabalho da equipe da pasta. Na justificativa da proposta, a pasta também argumentou a necessidade de tornar o ambiente de negócios mais favorável a iniciativas e investimentos do setor produtivo.

Ponto polêmico

Um dos pontos mais polêmicos da proposta, e que acabou sendo rejeitado pelos distritais, era a possibilidade de ampliação de atividades comerciais em bairros nobres da capital, como Setor Park Way, Lago Sul e Lago Norte, que poderiam ser exercidas por moradores dentro das suas residências, como clínicas e escritórios de profissionais liberais. Esse ponto sofria forte rejeição de associação de moradores da cidade.

O texto aprovado também autoriza a permanência de escolas particulares em locais de moradia, mas proíbe a abertura de novas instituições de ensino privadas nesses locais.

"Na verdade é uma farsa pois funcionam inúmeros escritórios de arquitetura e engenharia, consultórios de psicologia e atividades de saúde, de lobby empresarial, político e financeiro, etc. Na minha opinião deveriam ser submetidos à EIV (Estudos de Impacto de Vizinhança), sendo ouvida a vizinhança imediata, acerca dos impactos para eventual liberação de atividades não residenciais nessas áreas. A pandemia generalizou o home office, mostrando que essas atividades se disseminaram", aponta Benny Schvarsberg, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). 

O professor pondera, no entanto, que há milhares de salas comerciais e escritórios vazios ou subutilizados no centro das Regiões Administrativas do DF e do próprio Plano Piloto. "Teriam que ser revistas na LUOS e PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília), a meu ver, para receber habitação popular para famílias de baixa e média renda".

:: Artigo | O debate sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF ::

Mudanças

De acordo com a Secretaria de Habitação do DF, entre as principais alterações propostas pela revisão da LUOS estão a reorganização de mapas e planilhas para contemplar os novos limites das regiões administrativas definidas na Lei Complementar 958, de 20 de dezembro de 2019; a incorporação de 31 novos projetos urbanísticos e de regularização fundiária registrados em cartório aos parâmetros de uso e ocupação do solo da lei; a criação de novas Unidades de Uso e Ocupação do Solo (UOS) para incorporação de projetos de regularização de parcelamentos urbanos; adequação com as normas vigentes, como o Código de Obras e a Lei de Remembramento e Desdobro; correção de erros e imprecisões identificadas quanto aos usos e parâmetros urbanísticos; e simplificação do texto, esclarecimentos e definições de termos e conceitos imprecisos. 

A LUOS aprovada foi bastante comemorada pelo setor empresarial, por causa, por exemplo, da regularização de mais de dezenas de condomínios habitacionais, com suas normas e gabaritos para edificação.

:: Em ano eleitoral, Ibaneis Rocha terá mais do que dobro de recursos para publicidade do GDF ::

"Vai dar uma condição mais harmônica ao crescimento da cidade, e vai ajudar quem empreende, seja pequeno ou grande, a construir mais e melhor. Dessa forma, Brasília vai dar conta de fornecer moradia e comércio a quem precisa, e restringir cada vez mais a ação de quem procura pela ilegalidade", afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos. 

Um dos projetos que deverão ser destravados com a LUOS é o do novo setor habitacional Jóquei Clube, em frente a Vicente Pires. Entre outros aspectos, faltava a definição de questões como o número pavimentos dos edifícios residenciais.

*Com informações da CLDF e da Agência Brasília.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Pressão popular

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

PROJETOS PARADOS

Artistas de João Pessoa cobram novamente à Funjope pagamento atrasado do Edital de Fomento Cultural

Saúde pública

Vacina contra meningite começa a ser aplicada em bebês de 12 meses na rede pública do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.