O filme "Mateína – A Erva Perdida" retrata um Uruguai no futuro, onde a erva-mate é proibida. Dessa forma, para salvar a identidade de seu povo, dois vendedores ilegais iniciam uma viagem rumo ao Paraguai para contrabandear e salvar o consumo da erva.
Vencedor dos prêmios de melhor filme e ator do 12º Festival de Cinema da Fronteira exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme chega às salas de cinema nesta quinta-feira (31). Coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina, o longa de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala Richero mistura comédia e filme de estrada.
Na sexta-feira (1), às 19h, a Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, promove uma sessão comentada com a presença dos diretores.
"Mateína – A Erva Perdida" é a estreia na direção de longas da dupla de realizadores uruguaia, que também divide roteiro e produção.
“O filme surge como uma busca pela ficção científica, perguntando-nos como seria o nosso ambiente se mudássemos algo fundamental no cotidiano", explicam os diretores. No filme, a aventura dos personagens Moncho (Diego Licio) e Fico (Federico Silveira) pelas estradas logo ganha o apoio popular em todo o país.
"O herói uruguaio José Artigas (1764-1850) tem um grande paralelismo com nossos protagonistas: ele não queria ser o 'pai da pátria', mas foi seguido e ajudado pelos habitantes do campo”, apontam os cineastas. Com bom humor, Joaquín e Pablo também refletem sobre o absurdo das proibições e a influência das corporações internacionais nos países latino-americanos.
A zona rural de Montevidéu e as proximidades da cidade de Florida servem de locação para as peregrinações de Moncho e Fico. "Diante de uma perspectiva mais geral, nos propomos a reunir a paixão, a teimosia e a luta de duas pessoas comuns para manter um sonho", descrevem.
A jornada pela volta do chimarrão também inclui perseguições policiais e passageiros inesperados. O elenco traz ainda uma participação de César Troncoso ("O Tempo e o Vento") no papel de um comissário de polícia.
"Mateína – A Erva Perdida" é uma produção da Montelona Cine (Uruguai), em coprodução com as empresas gaúchas Coelho Voador e Vulcana Cinema e HC Films (Argentina). A distribuição fica a cargo da Lança Filmes. Contemplado com o edital Prodecine 09 do FSA – Coprodução Brasil-Uruguai.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::