saúde

Aumento no preço dos medicamentos é destaque no Programa Bem Viver

Reajuste no valor dos remédios deve alcançar 11%. Organizações preparam ações para garantir acesso a medicamentos

Ouça o áudio:

Reajuste no preço dos remédios é justificado pela inflação do período - Arquivo EBC
Idec lança campanha ‘Remédio a Preço Justo’

Não se surpreenda se a partir de hoje (1) os preços dos medicamentos nas farmácias estiverem mais caros. Foi confirmado esta semana um reajuste de aproximadamente 11% em remédios, segundo calculo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no estado de São Paulo, com base em uma autorização concedida pelo governo federal.

O reajuste é justificado pela inflação do período, porém recebe diversas críticas e pedidos de subsídios por serem produtos fundamentais para a garantia da saúde pública e individual. Com base nesse entendimento, o Instituto Brasileiro em Defesa do Consumidor (Idec) está encampando um projeto de lei para garantir acesso a medicamentos.

É a campanha Remédio a Preço Justo ganhou destaque na edição de hoje do Programa Bem Viver. Em uma entrevista exclusiva, o advogado da instituição, Matheus Falcão, conta os impactos e as reações da sociedade civil frente ao reajuste.

Pauta verde

Sem nenhum voto concluído, foi adiado mais uma vez o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de sete projetos propostos pelo governo federal, que representam retrocessos nas políticas ambientais.

A chamada de Pauta Verde esteve no foco do STF nesta semana, quando foram analisadas ações protocoladas por partidos e organizações contra determinações do presidente Jair Bolsonaro.

Dos onze ministros da Suprema Corte, apenas Cármen Lúcia começou a manifestar o voto, que não foi concluído e ficou para semana. Durante o pronunciamento da ministra, ela acusou o governo Bolsonaro de ser réu confesso em transgressões ambientais.

Aquífero Guarani

Uma comunidade agricultora no estado de São Paulo está ajudando a preservar o Aquífero Guarani por meio da agroecologia. Ele é considerado um dos maiores reservatório de água do mundo.

No Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, a manutenção de uma agrofloresta ajuda a recarregar o reservatório, fundamental para o abastecimento de água em diversos estados do Brasil.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes