Minas Gerais

CONTRAPONTO

Premiação denuncia práticas injustas presentes na Justiça brasileira

Iniciativa busca envolver comunidades atingidas pela mineração e pessoas criminalizadas por sua atuação

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
O lançamento acontece às 18:30 desta sexta-feira (1) - Foto: José Cruz

Com objetivo de identificar e destacar práticas contrárias ao avanço da justiça brasileira, é lançado, nesta sexta-feira (1), o prêmio Repprovare. O nome faz referência ao Innovare, premiação concedida às práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil. 

“A gente criou um prêmio para dar visibilidade aos absurdos cometidos pelo sistema de Justiça. Na verdade, vamos receber inscrições com denúncias e o caso mais bizarro de cada categoria vai ganhar o prêmio”, explica Tatiana Ribeiro, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 

Em sua primeira edição, o conselho curador conta com representantes das entidades idealizadoras da iniciativa: a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale, a Rede de Pesquisa Rio Doce e o Coletivo Margarida Alves.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A partir das denúncias, o Repprovare apresentará à sociedade os protagonistas de práticas retrógradas no judiciário brasileiro “que dão o melhor de seu conhecimento e de sua energia para tornar o Brasil um país menos justo”, como afirma o texto de apresentação da iniciativa.  Ao todo, a premiação conta com cinco categorias: tribunal, juiz, ministério público, defensoria pública e advocacia. 

A perspectiva do projeto é envolver comunidades atingidas pela mineração e pessoas criminalizadas por sua atuação em defesa dos direitos humanos e sociais. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O lançamento acontece às 18:30 desta sexta-feira (1), no canal do Youtube da premiação.

Qualquer pessoa pode inscrever/denunciar algum caso, de forma voluntária, neste link. A organização assegura que as informações pessoais serão confidenciais e somente a equipe terá acesso. 

 


 

Edição: Larissa Costa