direitos indígenas

Indígenas chegam à Brasília para o Acampamento Terra Livre. Acompanhe no Programa Bem Viver

Pelos próximos 10 dias, povos de diferentes etnias estarão reunidos na maior mobilização indígena do país

Ouça o áudio:

Indígenas no Acampamento Terra Livre de 2019, último presencial antes da pandemia
Indígenas no Acampamento Terra Livre de 2019, último presencial antes da pandemia - Mídia Ninja
Após dois anos de pandemia, protestos voltam a ser presenciais

O Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do país, teve início hoje (4) e segue até dia 14, retomando as atividades presenciais depois de dois anos, devido a pandemia de covid-19.

Pelos próximos dez dias, milhares de indígenas vão ocupar uma área próxima ao Congresso Nacional, em Brasília, para cobrar ações e políticas para os povos originários, em especial a demarcação de terras.

A edição de hoje do Programa Bem Viver conversou com uma das organizadoras do movimento, a indígena Kerexu Yxapyry, liderança do povo Guarani em Santa Catarina. Na conversa ela comentou sobre a origem do Acampamento Terra Livre, que começou em 2004, e sobre as mobilizações para este ano.

Vale lembrar que em 2021, indígenas organizaram o Acampamento Luta Pela Vida, que reuniu centenas de pessoas de diferentes etnias em Brasília. O objetivo era pressionar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal a votarem contra pautas que ameaçavam povos originários.

Saúde nos presídios

Superlotação, ausência de médicos e falta de água. Esta é parte da dura realidade dos presídios de São Paulo durante a pandemia.

As denúncias foram reunidas no relatório “Inspeções em Presídios Durante a Pandemia de Covid-19”, lançado na última (1) sexta-feira pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O documento traz uma série de dados sobre as condições de saúde dos detentos.

Segundo a Defensoria, houve uma omissão proposital por parte do governo do estado para deixar de combater a covid nestes espaços. Só no primeiro ano da pandemia, segundo o relatório, o governo paulista reduziu o orçamento para atendimento à saúde nas prisões em R$ 14 milhões de reais.

Foram registradas 80 mortes e mais de 15 mil casos de covid-19 dentro de presídios no estado. Além da covid, foram registrados também escassez de água potável e até a presença de pragas que transmitem doenças.

Mulheres na literatura

Se você for a uma livraria em qualquer região do Brasil, certamente a maioria das publicações expostas serão de autoria de homens brancos.

Apesar de diversas livrarias tentarem romper essa constante e priorizar autoras, apenas 30% das publicações do mercado editorial brasileiro são de mulheres. As autoras negras e indígenas são ainda mais invisibilizadas.

Para especialistas, a explicação é o machismo e o racismo, que se apresentam em diversas formas na sociedade, inclusive na publicação de livros.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes