OUÇA E ASSISTA

"Nós queremos aldear a política", afirma comunicador indígena sobre Acampamento em Brasília

Mobilização, que reúne milhares de indígenas na capital federal, denuncia os retrocessos no Legislativo

Ouça o áudio:

Acampamento Terra Livre começa nesta segunda-feira(04) e segue até o dia 14 de Abril, em Brasília
Acampamento Terra Livre começa nesta segunda-feira(04) e segue até o dia 14 de Abril, em Brasília - José Cruz/Agência Brasil
A ideia é que a gente também tenha uma bancada indígena para enfrentar a ruralista

A 14ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília, promete colocar no centro dos debates a agenda conservadora do Congresso Nacional e o envolvimento dos povos originários nas eleições de 2022. Também está em pauta a luta contra o Marco Temporal, a defesa dos bens naturais e pela soberania nacional.

Considerado o maior encontro indígena do país, o ato segue até o dia 14 de Abril com seminários, assembleias, marchas e visitas às instituições. O tema desta edição é "Retomando o Brasil: demarcar territórios e aldear a política".

A ocupação da política tem sentido uma estratégia central nos últimos anos. O número de candidatos indígenas aumentou consideravelmente, segundo dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB: dos 236 eleitos em 2020, 214 foram para Câmara de Vereadores, dez para o cargo de prefeito e doze para vice-prefeitos. 

"Esse ano o movimento indígena terá uma bancada de candidaturas indígenas, em especial as mulheres. Teremos, aproximadamente, 15 mulheres indígenas que serão candidatas. A ideia é ter também uma bancada indígena para enfrentar a bancada ruralista. E a ideia de "aldear a política" é porque a gente precisa fazer parte desse processo de decisão", explicou o comunicador indígena Erisvan Guajajara. 

Ele é o convidado desta segunda-feira(04) da Entrevista Central ,do programa Central do Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h45, na TVT-SP, canais parceiros e em toda rede Brasil de Fato.

E tem mais!

No quadro Nacional, o programa aborda como o novo reajuste no preço dos medicamentos deve apertar o orçamento das famílias brasileiras. Duas pessoas, que fazem tratamento com remédios de uso contínuo, relatam as estratégias que vão adotar para conseguir comprar a medicação. 

Ainda na linha econômica, o editor do Boletim Ponto, Miguel Stédile, comenta na coluna semanal dentro do Embarque Imediato a influência da economia no processo eleitoral em 2022 e a eficácia das respostas à crise oferecidas pelas forças políticas em disputa este ano. Já a Parada Cultural indica o filme "Sinfonia de um homem comum", documentário de José Joffily que estará em cartaz no 27º Festival É Tudo Verdade. 
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Douglas Matos