PREVIDÊNCIA SOCIAL

PB: Audiência Pública e caminhada marcam mobilização nacional em defesa da Previdência Social

Serviços vêm sendo precarizados e sucateados, com a intenção de privatizar, dizem participantes do ato

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Atividade - Imagens: Joana Gaviraghi

Nesta terça-feira (5), pela manhã, foi realizada uma Audiência Pública, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), em defesa da Previdência Social e contra a desestruturação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Leia mais: Cerca 400 servidores do INSS e 40 Agências da Previdência Social estão em greve na Paraíba

Em seguida, foi realizada uma caminhada pelas ruas do bairro de Jaguaribe em protesto e reivindicação pela reestruturação dos atendimentos da Previdência Social e do INSS. A audiência contou com participação do deputado Jeová Campos (PSB-PB) e deputada Cida Ramos (PT-PB), além de representantes sindicais dos servidores/as do INSS. 


Atividade / Imagens: Joana Gaviraghi

“A Assembleia, através do meu mandato, acolheu a provocação da FETAG. Os trabalhos rurais e organizados colocaram limite na reforma da previdência em 2018, conseguiram modificar essa reforma, e agora estão lutando para que o INSS tenha condições de trabalhar porque o orçamento foi cortado de um bilhão de reais da funcionalidade INSS", disse a deputada Estela Bezerra (PT-PB). 

A deputada destacou que o serviço do INSS está sendo "precarizado, sucateado, com a intenção de privatizar". Para Estela Bezerra, essa é a maior política de restituição de renda e seguridade do país. "O trabalhador passa 30 anos trabalhando, contribuindo e ao término não tem o acesso aquilo que é de direito. Agora, o que o governo faz com esse corte é uma tentativa de sucatear um dos serviços mais importantes que temos”, acrescentou, em entrevista.


Atividade / Imagens: Joana Gaviraghi

Mobilização nacional

A ação faz parte de uma mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), as FETAGs e Sindicatos dos Agricultores Familiares de todo o Brasil.

A Previdência Rural é uma importante política de distribuição de renda e de fortalecimento da economia local da grande maioria dos municípios brasileiros. A mobilização nacional visa garantir orçamento adequado para o funcionamento do INSS, agilizar o atendimento, revisar os processos indeferidos indevidamente, melhorar as plataformas INSS Digital e Meu INSS, que estão apresentando muitos problemas e inconsistências e realizar concurso público para contratação de mais servidores e médicos peritos para agilizar a análise dos processos e atendimento à população.


Atividade / Imagens: Joana Gaviraghi


Atividade / Imagens: Joana Gaviraghi

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa