meio ambiente

Programa Bem Viver debate como mudanças climáticas impactam agricultores

Para além de comprovações científicas, pequenos agricultores já vivenciam mudanças climáticas no dia a dia

Ouça o áudio:

Efeitos do aquecimento global coloca milhares de famílias agricultoras em risco - Reprodução
Mudanças nas chuvas e temperaturas impactam na produção e renda

Se as mudanças climáticas são registradas por técnicos e cientistas em diferentes regiões do mundo, elas também são sentidas diariamente por agricultores que há décadas mantém um contato estrito com a natureza. Na temperatura, no regime de chuvas e nas épocas de floração, eles sentem os efeitos do aquecimento global, que impacta diretamente em sua produção e renda.

O tema é debatido na edição de hoje (5) do Programa Bem Viver a partir de uma entrevista com a mestra em agroecologia e desenvolvimento Ana Paula Rauber, que é licenciada em ciências biológicas e militante do movimento das mulheres camponesas.

Nas últimas semanas ela publicou um artigo a respeito da sua vivência pessoal como camponesa em tempos de mudanças climática, que ganha espaço em uma entrevista exclusiva.

Acampamento Terra Livre

Começou ontem (4) o Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do país, que depois de dois anos volta a ser presencial. Desde o último final de semana, milhares de barracas começaram a ser armadas no entorno do Congresso Nacional.

Povos de diferentes etnias vão passar os próximos dez dias mobilizados em Brasília, pressionando os três poderes a olhar com atenção as reivindicações dos povos indígenas. O tema deste ano é “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.

O Brasil de Fato acompanha o evento e ouve lideranças sobre as expectativas do movimento e a agenda de mobilizações.

Dengue

Os dados oficiais que monitoram contágios por dengue no Brasil atingiu patamares preocupantes: entre 2021 e 2022 foi registrado um crescimento de 55% no número de casos em todo país.

Só no Tocantins houve aumento de 1.000% nos registros de um ano para o outro. Porém, segundo o boletim do Ministério da Saúde, o maior ponto de atenção é a região centro-oeste.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes