Prevenção

Campanha nacional de vacinação contra a gripe tem início em todo o país

Na primeira fase, público-alvo são idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

vacina gripe
No Distrito Federal, meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha contra a gripe - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra gripe (influenza) começou oficialmente esta semana, em todo o país. Nessa primeira fase, que vai até 3 de maio, podem ser imunizados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. 

No Distrito Federal, o início da campanha foi deflagrado na Unidade Básica de Saúde 2, na Asa Norte, na última segunda-feira (4), e contou com as presenças do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache. Na ocasião, também foi lançada a campanha de vacinação de crianças contra o sarampo.

Saiba também: Infectologista alerta sobre o papel das vacinas na contenção de casos graves de Covid-19

A meta do governo do Distrito Federal (GDF) é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Em 2021, a cobertura vacinal contra a gripe em Brasília ficou em 67,4%, número muito abaixo do esperado.

Ao todo, o público-alvo da campanha soma 1.086.547 pessoas no DF. A partir do dia 3 de maio, quando começa a segunda fase da campanha, a vacinação será ampliada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população indígena, professores, gestantes e puérperas, caminhoneiros e motoristas de transporte público, além de forças de segurança. 

:: Confira o público-alvo e a lista de postos de vacinação contra a gripe no Distrito Federal ::  

Para se vacinar é necessário levar documento de identidade e CPF. Quem tiver cartão de vacina também pode levar o documento para atualizar a imunização. O uso da máscara é obrigatório nos postos de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem tem mais de 12 anos pode tomar a vacina contra a gripe (influenza) em conjunto com outros imunizantes, incluindo as vacinas contra a covid-19. Já crianças de 5 a 11 anos devem aguardar intervalo de 15 dias.

 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino