OUÇA E ASSISTA

Central do Brasil aborda a biografia e a potência do pensamento de Sueli Carneiro

Biógrafa de Carneiro, Bianca Santana fala sobre a luta antirracista, o feminismo e também a batalha na comunicação

Ouça o áudio:

Pela primeira vez, uma mulher negra recebe o mais importante título concedido pela Universidade de Brasília (UnB) - Andre Seiti/Divulgação
Ela ajudou a consolidar o nascente movimento de mulheres negras no Brasil

O programa Central do Brasil desta sexta-feira(08) conta a história de luta e produção intelectual de Sueli Carneiro, importante pensadora brasileira que atua na filosofia e na comunicação. Recentemente, Carneiro recebeu o título Honoris Causa da Universidade de Brasília, se consagrando como a primeira mulher negra a receber a honraria na instituição. Além disso, ela também será homenageada como Personalidade Literária de 2022 do Prêmio Jabuti. 

Todo esse reconhecimento se deve ao trabalho e à dedicação que Sueli Carneiro construiu ao longo de décadas, atuando como filósofa, comunicadora e ativista. No quadro Entrevista Central, a jornalista, escritora e biógrafa de Sueli Carneiro, Bianca Santana, conta a contribuição dela ao pensamento social brasileiro, a formação política, o envolvimento com o movimento de mulheres negras e a relação com os veículos de comunicação. 

"A Sueli Carneiro foi responsável por produzir um estudo que, não só permitiu a estruturação de políticas públicas específicas para mulheres negras, como também ajudou a consolidar um nascente movimento de mulheres negras no Brasil", explicou Bianca. 

E tem mais!

Movimentos populares, Centrais Sindiciais e partidos da oposição estão convocando para este sábado(09) novas mobilizações de rua contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Chamados de "Bolsonaro nunca mais", os atos devem concentrar as pautas de reivindicações contra o aumento do preço dos combustíveis e dos remédios. No quadro Nacional, você acompanhas os preparativos para as manifestações

E no tradicional Giro de Solidariedade, do Trilhos do Brasil, você vai conhecer uma iniciativa de São Paulo que tem oferecido aulas de reforço gratuitas para crianças e que está precisando de doações para construir a nova sede da escolinha. No Rio de Janeiro, a campanha Nós por Nós está arrecadando doações de água, roupas e produtos de higiene para as famílias atingidas pelas chuvas dos últimos meses.

A Parada Cultural apresenta o espetáculo "Lembrança de um corpo ancestral", da Companhia Motumbá. Com dança, canto e batuques, o projeto  traz a relação da infância com as religiões de matriz africana para refletir sobre racismo, liberdade religiosa e ancestralidade.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4 

Edição: Douglas Matos