Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

Datafolha: 63% não votariam de jeito nenhum em candidato ao governo do RJ apoiado por Bolsonaro

Candidato à reeleição, governador Cláudio Castro integra partido do presidente da República e se aproximou do Planalto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 5 e 7 de abril e entrevistou 1.218 eleitores nas cidades do estado do Rio - Evaristo Sa / AFP

A pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta-feira (7) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pré-candidato do PT, Ciro Gomes, não são bons cabos eleitorais para puxarem votos para os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. O instituto perguntou se o entrevistado votaria no candidato apoiado por Bolsonaro, Lula ou Ciro.

Para 16% dos entrevistados, um apoio de Bolsonaro seria motivo para votar no candidato do presidente da República no Rio de Janeiro. No entanto, 63% não votariam de jeito nenhum no candidato ao governo do estado apoiado por Bolsonaro. Já 19% afirmaram que talvez Bolsonaro pudesse convencê-los a votar em um candidato, enquanto 2% não souberam responder e 1% deram outras respostas.

Leia mais: Eleições do RJ estarão sob influência de Lula e Bolsonaro, aponta cientista político

Quando o nome do apoiador ao candidato ao governo do Rio é Ciro Gomes, 6% dizem que o pedetista os levaria a votar no candidato. Mas 62% não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado por Ciro. Entre os entrevistados pelo Datafolha, 3% disseram que ainda não sabem e outros 3% deram outras respostas.

Já o apoio do ex-presidente Lula, segundo o Datafolha, faz com que 26% votem no candidato apoiado pelo petista. Os que não votariam de jeito nenhum em um candidato ao governo do Rio de Janeiro apoiado por Lula somam 48%, enquanto 23% afirmam que poderiam ser convencidos por Lula a votar em determinado candidato no estado. Os que não souberam responder e os que deram outra respostam são 4%.

No Rio, o candidato apoiado por Bolsonaro é o governador Cláudio Castro (PL), que assumiu o comando do estado após o impeachment de Wilson Witzel (PSC). Já o candidato apoiado por Lula é o deputado federal Marcelo Freixo (Psol). Castro e Freixo aparecem tecnicamente empatados na pesquisa Datafolha. O candidato do PDT de Ciro é o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves.

Eduardo Paes

O Datafolha também testou a influência do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que lançou como pré-candidato o ex-presidente da OAB-RJ Felipe Santa Cruz. Entre os entrevistados, 57% não votariam de jeito nenhum no nome indicado por Paes, enquanto 11% escolheria o candidato do prefeito da capital e 27% talvez fossem convencidos a votar no candidato indicado. Os que não sabem ou deram outra resposta somam 5%.

O instituto entrevistou 1.218 eleitores fluminenses entre os dias 5 e 7 de abril. O nível de confiança da pesquisa, segundo o Datafolha, é de 95% e a margem de erro pode variar três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número 05998/2022.

Edição: Eduardo Miranda