Guerra na Europa

Presidente da Comissão Europeia visita Bucha como demonstração de apoio a ucranianos

Ucrânia alega ataque russo que matou 50 em estação; separatistas de Donbas dizem que armas não são parte de arsenal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Presidente da Comissão Europeia visita Bucha - Twitter Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou nesta sexta-feira (8) a cidade de Bucha, a 60 quilômetros da capital ucraniana Kiev, e afirmou que os responsáveis pelo episódio serão responsabilizados. A União Europeia também anunciou a quinta rodada de sanções contra a Rússia.

Uma vala comum foi encontrada na cidade de Bucha. De acordo com as autoridades ucranianas, mais de uma centena de vítimas já foram identificadas e a Rússia é responsável pelo episódio. O porta-voz do Kremlin, Dimitry Peskov, negou envolvimento de Moscou e disse que “especialistas do Ministério da Defesa identificaram sinais de falsificações de vídeo".

"Porque em Bucha nossa humanidade foi despedaçada. Minha mensagem para o povo ucraniano: Os responsáveis ​​pelas atrocidades serão levados à justiça. Sua luta é a nossa luta. Estou hoje em Kiev para vos dizer que a Europa está do vosso lado", disse von der Leyen.

As novas sanções da União Europeia incluem a suspensão da importação de carvão natural russo, o congelamento dos ativos de quatro bancos russos, a proibição da circulação de cargas da Rússia e de Belarus, entre outras ações. 

"Juntamente com os quatro pacotes anteriores, essas sanções contribuirão ainda mais para aumentar a pressão econômica sobre o Kremlin e prejudicar sua capacidade de financiar sua invasão da Ucrânia", afirmou a União Europeia em comunicado. 

Bombardeio em estação de trem

Em outro incidente da guerra, a Ucrânia afirma que a Rússia atacou com bombas uma estação de trem em Kramatorsk e que apenas civis estavam no local. De acordo com o governador pró-governo de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, ao menos 50 pessoas, entre elas quatro crianças, morreram. 

“Sem força e coragem para lutar conosco no campo de batalha, eles estão destruindo cinicamente a população civil”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Já as lideranças da autoproclamada República Populares de Donetsk, do movimento separatista pró-Rússia, afirmam que o ataque foi realizado pelas forças ucranianas. A alegação é que os mísseis utilizados no ataque não são utilizados por suas tropas e nem pelas Forças Armadas da Rússia, 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a guerra na Ucrânia já resultou em mais de 4,3 milhões de refugiados e 1.626 civis foram mortos

Edição: Arturo Hartmann