Privatização da CEB

Sindicato denuncia demissão em massa na empresa Neoenergia de Brasília

Sem aviso prévio, trabalhadores foram demitidos nesta segunda-feira (11) e escoltados para fora da empresa

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Em ato realizado antes da privatização, os trabalhadores da antiga CEB já temiam a demissão em massa. - Foto: Arquivo STIU-DF

Os trabalhadores da Neoenergia Brasília foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (11) ao chegarem ao local de trabalho com a informação da demissão de 118 profissionais da empresa.

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF), entidade que representa a categoria, a decisão da concessionária de energia foi tomada de forma arbitrária, “sem qualquer negociação ou aviso prévio” com a entidade sindical.

Leia mais: Artigo | Privatização da CEB confirma a regra: população insatisfeita e investidores com lucros 

Para denunciar a medida, os trabalhadores da Neoenergia realizaram um ato em frente ao Palácio do Buriti na tentativa de dialogar com representantes do governo e expor a situação, avaliada como “absurda”, pela entidade. No ato, os trabalhadores reivindicaram a reintegração do grupo.

Representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto Pires. 

A auxiliar administrativo Iranilde Albuquerque contou que ao chegar à empresa foi informada da demissão sem justa causa. Ela destaca que a situação foi “humilhante e revoltante”.

“Eles disseram que a demissão sem justa causa era uma regra da empresa. Me deram cinco minutos para retirar meus pertences pessoais. Sendo escoltada o tempo todo. Não tive tempo nem de me despedir dos meus colegas de trabalho. Foi terrível”, relata a auxiliar.

Sem aviso prévio, Elton Reis, foi um dos trabalhadores que recebeu a notícia da demissão em massa. Pego de surpresa, ele diz que os profissionais “são pais e mães de família que se quer tiveram como se organizar financeiramente e psicologicamente. Chamaram a gente, já recolheram o crachá e saímos escoltados”.

:: Piora no atendimento e queda constante de energia mostram fracasso da privatização da CEB ::

Para a representante do STIU-DF, Sílvia Regina, "essas demissões colocam a capital federal em risco de apagão”, alerta a sindicalista.

Ranking

Em março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou o desempenho e ranking das distribuidoras sobre fornecimento de energia em 2021.  A Neoenergia Brasília ocupou o ranking de 4º pior distribuidora do país, levando em consideração a frequência e o tempo de interrupção da prestação do serviço aos consumidores.

Em 2020, os resultados operacionais da antiga CEB Distribuição colocaram a empresa no ranking da melhor distribuidora do Centro-Oeste.

Demissão

A Neoenergia Brasília informou que ao todo foram demitidos 45 trabalhadores, e não 118 como anunciou o sindicato da categoria.

Em nota, a Neoenergia afirmou que as demissões são parte de “um movimento dentro das perspectivas operacionais da empresa” e que “não ferem o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado entre as partes, que previa estabilidade empregatícia por mais um ano, após a concessão dos serviços de distribuição de energia à Neoenergia, e foram realizados após o Plano de Demissão Voluntária, oferecido anteriormente aos empregados”.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino