Paraná

Negacionismo

Deputados aprovam projeto que proíbe exigência do passaporte da vacina no Paraná

Redação final foi aprovada nesta segunda (11); projeto segue para sanção do governador Ratinho Jr

Curitiba (PR) |
Com aprovação da redação final, projeto segue para sanção do governador - Foto: Orlando Kissner/Alep

A proposta que veda a obrigatoriedade do passaporte da vacina no Paraná foi aprovada em redação final na sessão plenária desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do estado (Alep). Na votação, os parlamentares da Oposição registraram o voto contrário à proposição. Agora, o projeto de lei segue para sanção, ou veto, do governador Ratinho Junior (PSD).

O texto proíbe a exigência de documentação para contratação, obtenção e manutenção de trabalho, emprego ou cargo, público ou privado. Também veda a exigência de comprovante para obtenção de documentos e inscrições em concursos, matrícula em escolas, universidades e instituições de instrução e ensino congêneres, públicas ou privadas, entre outras atividades.

A matéria impede ainda que seja negado acesso a templos religiosos, repartições públicas, modais de transporte, eventos de qualquer natureza, escolas, universidades e instituições de instrução e ensino, tanto públicas quanto privadas, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários e empresas prestadoras de serviços.

O projeto é assinado pelos deputados Ricardo Arruda (PL), Coronel Lee (DC), Delegado Fernando Martins (Republicanos) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PL).

Projeto inconstitucional

Na sessão do último dia 5, quando o projeto foi aprovado em segundo turno de votação, a bancada da Oposição garantiu que irá acionar a Justiça contra a medida.

Líder da Oposição, o deputado Arilson Chiorato (PT) afirmou que a inconstitucionalidade da lei é “flagrante” e denunciou que a medida “cria uma norma que impede a organização” das autoridades sanitárias no combate à pandemia.

“É uma insanidade jurídica, que vai ser corrigida no Tribunal de Justiça, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, porque a Oposição vai entrar com processo legal apontando a inconstitucionalidade da Lei”, disse.

Chiorato lamentou que as discussões tenham sido transformadas, na Assembleia, em uma disputa ideológica e não de saúde pública. Para o deputado, a decisão sobre a adoção ou proibição de medidas de enfrentamento à pandemia, como o passaporte da vacina, deve caber à autoridade sanitária.

*Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná.

Edição: Lia Bianchini