Eleições 2022

PT aprova indicação de Alckmin como vice de Lula e federação com PCdoB e PV

Na federação, partidos selam união por pelo menos quatro anos; inciativa ainda precisa ser validada pelo TSE

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |

Ouça o áudio:

Datafolha reforça, neste momento, a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto para a eleição de 2022 - Miguel Schincariol / AFP

O Diretório Nacional do PT confirmou, nesta quarta-feira (13), a aprovação da indicação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legenda também aprovou a federação com o PCdoB e o PV. Como isso, as siglas se unem em um bloco que deve se apoiar nas eleições e no Congresso Nacional.

A decisão foi tomada durante uma reunião no diretório do partido. Cerca de 90 partidários estiveram presentes na sessão virtual, que também analisou e aprovou o estatuto da federação formada entre as siglas. Agora, a iniciativa precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por meio das redes sociais, a presidente do PCdoB, Luciana Santos, celebrou a união. 

"Um fato pelo qual temos lutado há mais de duas décadas e que irá contribuir com a democracia e a unidade programática do sistema partidário no Brasil", escreveu.

A formação de federações foi aprovada pelo Congresso Nacional como um modelo mais rígido de coligações, extintas em 2017. Em vez de uma união momentânea nas eleições, agora as legendas que quiserem se unir deverão manter a aliança por ao menos quatro anos.

Vice de Lula

Também na reunião foi aprovado o nome de Geraldo Alckmin como candidato a vice  na chapa de Lula quye concorrerá nas eleições presidenciais. Apesar de manifestações contrárias ao ex-governador de SP, ele foi aprovado por 68 votos favoráveis. Votaram contra 13 membros, com 3 abstenções. 

Na última sexta-feira (8), o PSB oficializou a indicação do ex-governador. A aliança entre Lula e Alckmin começou a se desenhar no fim do ano passado. Em dezembro, os dois apareceram juntos num jantar, em São Paulo, promovido por um grupo de advogados e juristas.

No mês passado, Alckmin deu o passo mais importante para formar a chapa com Lula. Depois de 33 anos no PSDB, partido que ajudou a fundar, o ex-governador se filiou ao PSB.

Edição: Rodrigo Durão Coelho