Pernambuco

RÁDIO

Eólicas e usina nuclear: entenda os conflitos agrários de Pernambuco com o Prosa e Fato

Edição traz entrevista com o agricultor e sindicalista Simão Salgado e Whodson Silva, da Articulação Sertão Antinuclear

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A energia eólica em menos de duas décadas passou de 0,03% a 6,9% da produção de energia elétrica no país - Ari Versiani

Várias empresas tem provocado conflitos no campo a partir de interesses diversos, boa parte ligados aos recursos naturais presentes nas terras. No estado de Pernambuco, esses tensionamentos acontecem da Zona da Mata e se prolongam ao sertão, e é justamente sobre os interesses empresariais no campo que vamos conversar no programa desta semana.

Leia: Noites em claro, antidepressivos e casas destruídas: o drama de famílias nos parques eólicos

Nesta edição, vamos conhecer os conflitos envolvidos na construção de um parque eólico no município de Caetés, no Agreste Meridional, que tem provocado perdas na produção da agricultura familiar local, rachaduras nas casas e até problemas na saúde mental da comunidade. O segundo conflito envolve a ameaça de construção de uma usina nuclear no município de Itacuruba, no sertão de Itaparica. Após ampla mobilização da população local e comunidades tradicionais da região que perdurou por anos, a construção foi vetada.

Quem conversa conosco sobre esses temas é Simão Salgado, agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Caetés e Whodson Silva, antropólogo integrante da Articulação Sertão Antinuclear e membro do Comitê de Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Leia: Acidentes, câncer e contaminação radioativa: o custo da energia nuclear no Brasil

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

 

Edição: Vanessa Gonzaga