Abril indígena

“Alimentação é ato político, nos define e mantém fidelidade com mundo velho", diz indígena

Para os indígenas Xukuru de Ororubá alguns alimentos como fava e mandioca fortalecem saúde, identidade e resistência

Ouça o áudio:

O Território Indígena Xukuru de Ororubá está localizado na Serra do Ororubá, no município de Pesqueira, e uma pequena parte cerca de 5 % fica no município de Poção, no em Pernambuco - Iran Neves Xukuru
O alimento sagrado é aquele que produz saúde plena, para o corpo e para os territórios

“A alimentação não deixa de ser uma questão política. O ato de alimentar, produzir e preparar os alimentos pode definir você e seu coletivo. Ou seja, a alimentação diz quase tudo sobre a gente”. É o que afirma Iran Neves Xukuru que faz parte do coletivo de agricultura ancestral Jupago Krekrá sobre a importância da alimentação para os indígenas Xukuru de Ororubá

A maior parte do Território Indígena Xukuru de Ororubá está localizado na Serra do Ororubá, no município de Pesqueira, e uma pequena parte cerca de 5% fica no município de Poção, no estado de Pernambuco. A demarcação das terras ocorreu em 2006 e lá vivem 2.500 famílias. 

::Povos indígenas de Pernambuco ocupam Secretaria de Educação contra descaso com escolas::

Para ele, a alimentação em si traz a fidelidade com o mundo velho e a revolução ocorre quando os indígenas não dependerem do alimento que vem de fora, por exemplo, do que é produzido pelo agronegócio.

 “Se a gente se alimenta do que vem dos nossos inimigos e opositores, isso significa que o levante em relação aos direitos territoriais e os direitos sagrados da natureza, ainda tem um longo caminho. Brigamos com o agronegócio e nos alimentamos dos produtos deles, então temos muito por fazer”, diz Iran. 


Para o povo Xukuru de Ororubá o alimento tradicional e sem veneno significa luta e resistência / Iran Neves Xukuru

Essa fidelidade citada por Iran tem a ver com a identidade e a espiritualidade do povo Xukuru. A alimentação considerada sagrada leva em conta o manejo saudável da terra, com o cultivo com base na agroecologia que, segundo eles, ativam as memórias ancestrais além de também refletir na saúde do corpo, do espírito e da mente. 

Segundo Iran, o alimento sagrado é todo aquele alimento que atende as necessidades nutricionais do corpo e é produzido em sistemas agrícolas sustentáveis e saudáveis.

“Estamos em uma terra que é sagrada, cujos donos são os encantados, e em terra alheia se pisa devagar. Além disso se produz alimento trazendo a cultura do encantamento que exige de nós produzir também saúde e promover territórios saudáveis. Isso diz muito sobre a nossa identidade, porque se somos filhos da mãe natureza temos que promover a saúde plena”. 

::Garimpo ilegal provocou 90% das mortes por conflitos no campo em 2021, aponta CPT::

O agrônomo explica que o "bem viver" é um conceito, uma linha de pensamento que os Xukuru trazem à memória e valorização da cultura indígena . Todo alimento que promove vida, saúde, identidade, luta e resistência são alimentos que fortalecem o bem viver. Ele cita alguns. 

Temos alimentos e preparados que entram em rituais e que trazem a memória ancestral: favas, alimentos que são remédios, tipo café de gandu, mandioca purnunça, café do cabruncursso, mogolo, que é uma espécie de favada , xoxogo, tipo um pirão, feito da massa da mandioca, são alimentos que nutrem o espírito”.


Preparados culinários do povo Xukuru de Ororubá / Iran Neves Xukuru

 

 

 

 

 

 

Edição: Douglas Matos