Assista ao vídeo

Apesar de guerra e lockdown, PIB da China cresce 4,8% no primeiro trimestre de 2022

Crescimento chinês é maior do que o registrado no mesmo período de 2021; Pequim aposta em metas moderadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fila de carros para exportação no porto de Yantai, na China - AFP

A economia da China cresceu 4,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, apesar dos desafios criados por medidas de confinamento por causa da covid aplicadas em importantes centros industriais e financeiros, como Xangai, Shenzhen e Guangzhou, e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Conforme informações do Escritório Nacional de Estatística, a alta do PIB entre janeiro e março deste ano foi impulsionada pelo aumento da produção industrial, das vendas no varejo e do investimento em manufatura, e superou o crescimento de 4% registrado no mesmo período de 2021, o que contribui para manter a tendência positiva.

"Devemos entender que, com um contexto local e internacional cada vez mais complicado e incerto, o desenvolvimento econômico enfrenta crescentes dificuldades e desafios. Mas a recuperação da economia nacional foi mantida e o funcionamento da economia continuou estável em termos gerais", afirma Fu Linghui, porta-voz do Escritório Nacional de Estatística.

A China estabeleceu para 2022 um crescimento econômico mais lento, na ordem de 5,5%. As autoridades do país afirmam que, em meio às crescentes incertezas e flutuações, preferem apostar na estabilidade e em metas moderadas.

O gigante asiático teve uma média de crescimento de 9,5% ao ano entre 1978 e 2017.

Edição: teleSUR