FALTA DE INFORMAÇÃO

Pesquisa revela visões distintas da população brasileira sobre os povos indígenas

Jornal Brasil Atual também relembra omassacre de Eldorado dos Carajás que completa 26 anos em 2022

Ouça o áudio:

O projeto contou com 350 entrevistas em profundidade com diferentes segmentos da sociedade brasileira, além de uma análise de 9,7 milhões de posts nas redes sociais - Foto: Ƙaiti Topramre/@kaititopramrefoto/Cobertura Colaborativa APIB

Uma pesquisa recente revela visões distintas da população brasileira sobre os povos indígenas. O estudo “Narrativas ancestrais, presente do futuro” mostra percepções sobre os povos originários do Brasil entre pessoas engajadas e não engajadas com a causa.

projeto teve 350 entrevistas em profundidade com diferentes segmentos da sociedade, além de uma análise de 9,7 milhões de posts nas redes sociais. As entrevistas com o grupo considerado não engajado com a causa revelam desconhecimento da importância e da realidade dos indígenas. E revela sentimentos que vão de antagonismo a desinteresse e rejeição aos direitos desses povos.

A pesquisa aponta que esse público, em geral, reconhece a conexão dos povos indígenas com o meio ambiente. Mas não compreende a importância de estudos, inclusive internacionais, que relacionem os direitos territoriais dos indígenas com a agenda climática. Os chamados não-engajados acabam, ainda, associando os modos de vida dos povos originários com a pobreza, necessidade de auxílios governamentais e carências em geral.

Já entre o público engajado a visão é outra. A pesquisa mostra que essas pessoas reconhecem a auto-representação, o protagonismo e o processo de ocupação dos espaços com vozes dos próprios indígenas como algumas das grandes novidades dos últimos 10 anos.

Povos indígenas

Sônia Guajajara, Ailton Krenak, Joênia Wapichana, Cacique Raoni e Davi Kopenawa foram apontados como representantes indígenas de maior destaque do período. Entre as principais organizações destacadas pelos engajados na causa, está a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Por outro lado, os não-engajados atribuíram a representatividade indígena a lideranças religiosas e organizações, como a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Acampamento Terra Livre, que chegou à 18ª edição este ano, foi apontado como o principal evento da última década pelo público engajado. A coordenadora do estudo, Cristiane Fontes, destaca recomendações que fariam o Brasil avançar no reconhecimento dos modos de vida e dos direitos dos povos indígenas.

“Nós estamos recomendando algumas medidas, como a promoção de atividades socioculturais, dando a oportunidade dos não-engajados de interagir com os povos indígenas. Estamos sugerindo os candidatos não-indígenas de assumir compromissos com essa causa. Além disso, pedimos que os estudos sobre a importância de indígenas ao meio-ambiente tenham mais visibilidade e sejam melhores disseminados”, explicou ela.

Fonte de informação

A pesquisa aponta que a concepção do público não engajado sobre os povos originários é formada a partir de fragmentos de informação na grande imprensa e posts nas redes sociais, muitas vezes com conteúdo produzido por Bolsonaro e seus aliados. Já para os engajados, apesar de a produção jornalística ainda ser “pouco ou mal contextualizada” ou “distorcida”, cresce e melhorou a cobertura nos últimos anos, principalmente com o assunto colocado no centro do debate político com Jair Bolsonaro na Presidência.

Entre ambos os públicos entrevistados, foi quase consenso que, sob o atual governo, os ataques de grileiros, garimpeiros e fazendeiros e a vulnerabilidade dos povos indígenas aumentaram ainda mais. Para Basílio Priprá, liderança do povo Xokleng, de Santa Catarina, o caminho para reduzir tais vulnerabilidades e violências passa pela educação até por mudanças na política.

“A maior dificuldade que temos é o preconceito sobre as demarcações de terra no Brasil. Para reduzir essa situação é preciso que as escolas falem mais sobre os povos indígenas. Somado a isso, o Congresso Nacional precisa mudar seu ponto de vista, respeitando mais os indígenas e a Constituição Federal.”

A pesquisa “Narrativas ancestrais, presente do futuro” teve participação da Ipsos, empresa de pesquisa, e da diretoria de análises de políticas públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Confira as principais notícias desta segunda (18/04), no áudio acima.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual

Edição: Rede Brasil Atual