Educação

Prazo para matrícula de aprovados em vestibular indígena da Unicamp e UFSCar começa nesta terça

A inscrição deverá ser realizada entre os dias 19 e 26 deste mês; saiba como se matricular

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |

Ouça o áudio:

Candidatos durante Vestibular Indígena 2022 - Antoninho Perri/Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou, nesta segunda-feira (18), a lista de convocados em primeira chamada do Vestibular Indígena 2022. Agora, os aprovados deverão realizar a matrícula, por meio da internet, entre esta terça-feira (19) e o dia 26 de abril. 

A relação de convocados está disponível para consulta na página da Comvest e no site da UFSCar.

Foram registrados 2.805 inscritos na primeira edição da seleção unificada entre a UFSCar e a Unicamp para o ingresso de estudantes indígenas em diferentes cursos de graduação das duas universidades.

A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos, e a UFSCar oferece até duas vagas em cada uma das 65 diferentes opções de cursos.

Como se matricular?

Os convocados para cursos da UFSCar deverão acessar o site da instituição para realizar a matrícula e seguir as orientações do tutorial elaborado pela Divisão de Gestão e Registro Acadêmico da Universidade. Entre os documentos exigidos, estão:

  • I – Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (uma cópia);
  • II – Histórico Escolar completo do curso do Ensino Médio ou equivalente (uma cópia);
  • III – Certidão de Nascimento ou Casamento (uma cópia); 
  • IV – Cédula de Identidade (uma cópia);
  • V – Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio (uma cópia);
  • VI – Título de Eleitor (se tiver); VII – Certificado de Reservista, para candidatos do sexo masculino (se tiver).

Já os candidatos aprovados para cursos da Unicamp deverão realizar a matrícula no site da instituição, utilizando o número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição.

Após o login, os convocados deverão anexar os documentos exigidos para o ingresso, conforme orientação do edital da Unicamp, e efetivar a matrícula no curso.

A Diretoria Acadêmica da Unicamp preparou um plantão de dúvidas sobre a matrícula, via Google Meet, conforme horários e link na página da Comvest.

2ª opção de curso

Mesmo que estejam sendo convocados para um curso de 2ª opção, os candidatos que tenham interesse deverão efetuar a matrícula para garantir a vaga. Todos poderão vir a ser chamados para o curso de 1ª opção, nas chamadas seguintes, desde que mais vagas sejam abertas.

De acordo com a comissão, os candidatos matriculados em cursos de 2ª opção que vierem a ser convocados para a 1ª opção nas chamadas futuras, e efetivarem sua matrícula, terão a inscrição na outra universidade cancelada automaticamente.

 A segunda chamada será divulgada no dia 2 de maio.

Edição: Rodrigo Durão Coelho