Paraíba

CULTURA NO FRONT

Cultura se reúne com o sen. Veneziano (MDB) para traçar estratégias de derrubada do veto à LPG

Segmento cultural e mandatos elencaram planos de ações conjuntas para a derrubada do veto à Lei Paulo Gustavo

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Foto: Martha Vasconcelos - Foto: Laurita Dias

Representantes do segmento cultural, integrantes do Fórum dos Foruns da Paraíba, juntamente com os mandatos da deputada estadual Estela Bezerra (PT-PB) e do vereador Marcos Henriques (PT-PB), se reuniram com o vice-presidente do senado, o senador Veneziano Vital do Rêgo nesta terça-feira (19), no intuito de debater e traçar estratégias para pressionar os parlamentares pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei Paulo Gustavo. 


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

O veto presidencial pode ser derrubado no Congresso e no Senado nacional. Segundo o senador Veneziano, a reunião foi muito produtiva: “Tivemos muitos encaminhamentos uma reunião com a presença de tantos amigos, cidadãos envolvidos com segmento da cultura, para renovar o compromisso nosso que inclusive já o retiramos, esse bom combate, que é exatamente fazer com que o congresso nacional possa derrubar o veto presidencial inexplicável e inaceitável que foi feito contra a iniciativa legislativa Lei Paulo Gustavo”, comentou  Veneziano.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

O vereador Marcos Henriques também se mostrou confiante: “Nosso mandato abre esse debate e mobilização para ações que possam sensibilizar os parlamentares neste sentido. A reunião gerou vários encaminhamentos que terão construção coletiva de ações conjuntas, entre os parlamentares e o segmento cultural”, declarou ele.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

Leia texto de Márcio Tavares sobre a decisão do presidente:

‘O veto de Bolsonaro à lei Paulo Gustavo era esperado. Ele e os membros de seu governo sempre trataram a cultura como inimiga.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

Ao vetar a lei de forma integral, Bolsonaro reafirma o desprezo de seu governo pelos artistas, produtores, técnicos e fazedores de cultura, tratados sempre como inimigos de uma gestão dominada pela guerra cultural.


Atividade / Foto: Marta Vasconcelos

É importante recordar que a lei Paulo Gustavo foi aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado. Senadores/as e deputados/as de quase todos os partidos e posições políticas se posicionaram a favor de uma lei que é fundamental para a cultura brasileira, que passa por imensas dificuldades neste contexto de pandemia.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

Nossa luta agora retorna para o parlamento, arena da construção das vitórias do setor cultural nos últimos anos. O amplo apoio que conquistamos para a aprovação da lei Paulo Gustavo nos dá todas as condições para a derrubada do veto presidencial.

Agora é a hora de voltarmos a falar com nossos deputados/as e senadores/as. Em especial, é momento de pedir ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, que paute com rapidez a derrubada do veto à lei Paulo Gustavo.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

Vamos construir essa vitória com muita mobilização. Mais uma vez a cultura brasileira mostrará sua força.


Atividade / Foto: Martha Vasconcelos

Vamos, mais uma vez, à vitória!

Juntos derrubaremos o veto!  Um abraço,
Márcio Tavares’


 

Edição: Heloisa de Sousa