Carnaval de rua?

Prefeito do Rio diz que blocos de ruas não têm autorização para acontecer no feriado prolongado

Blocos estão sendo organizados por foliões; autorização é apenas os desfiles das escolas de samba na Sapucaí

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
carnaval rio de janeiro
Apesar da movimentação, o carnaval de rua não está autorizado a acontecer, apenas os desfiles das escolas de samba - Fernando Maia/Riotur

Diversas listas que circulam pelas redes sociais mostram a organização dos horários e pontos de concentração dos blocos de carnaval que pretendem ocupar as ruas do Rio de Janeiro nos próximos dias. Apesar da movimentação, o carnaval de rua não está autorizado a acontecer, apenas os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) se pronunciou na noite da última terça-feira (19) no Twitter, argumentando que "o correto é não ter bloco" nos próximos dias.

Leia mais: Carnaval fora de época será de sol com temperaturas amenas no Rio de Janeiro

"O correto é não ter bloco! Não estão autorizados e não teremos a estrutura para a festa. A organização do carnaval de rua - iniciada em meu 1° governo - exige meses de preparação, algo difícil na imprevisibilidade dos tempos pandêmicos", disse na postagem, em meio às críticas de que não está se posicionando diante do carnaval que está sendo organizado para acontecer.

À imprensa, o secretário de Ordem Epública, Brenno Carnevale, disse na última semana que as pessoas não estão proibidas de saírem às ruas. 

“A gente tem uma cidade monitorada pela Ordem Pública e pela Guarda Municipal e as pessoas que estiverem na rua, tem totais liberdades para estarem nas ruas. Os blocos tradicionais já se comprometeram em não desfilar e entenderam o pouco tempo que tínhamos para organizar. Vamos monitorar (os blocos) da mesma forma que fizemos em 2021, quando as punições eram mais necessárias, como em fevereiro quando fizemos que a cidade se comportasse bem”, afirmou.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse