TRAGÉDIA NO CARNAVAL

Rio: menina de 11 anos morre após ser esmagada por carro alegórico na dispersão da Sapucaí

Ministério Público diz que houve violações de normas de segurança e que pediu providências preventivas à Justiça

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Raquel Sapucaí
Menina de 11 anos estava com a mãe em lanchonete na rua onde ocorre dispersão dos carros alegóricos de desfiles da Sapucaí - Reprodução/Redes sociais

Morreu, no início da tarde desta sexta-feira (22), Raquel Antunes, de 11 anos, no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro. A menina estava internada em estado gravíssimo desde quarta-feira (20), após ser esmagada por um carro alegórico no fim do desfile da escola de samba Em Cima da Hora, na Marquês de Sapucaí.

Na quinta-feira (21), a Justiça do Rio acolheu um pedido do Ministério Público (MP) estadual e determinou que os carros alegóricos de todos os desfiles na Sapucaí - grupo de acesso, ao qual a Em Cima da Hora faz parte, especial e mirim - deverão ter escolta até os seus barracões, evitando-se o acesso de crianças e adolescentes aos veículos. 

O MP-RJ afirma que houve violações de normas de segurança no dia do acidente e que providências preventivas haviam sido determinadas pela Justiça da Infância e da Juventude com antecedência. O caso está sendo investigado.

Acidente

Raquel teve hemorragia interna. Na quinta-feira (21), a menina teve uma das pernas amputadas por causa de graves lesões sofridas no acidente e passou por uma cirurgia complexa que durou mais de seis horas. Ela também teve traumatismo no tórax e respirava por aparelhos.

A mãe de Raquel, Marcela Portelinha, que está grávida de três meses, desmaiou ao chegar ao hospital e saber da morte da filha. A mãe havia se queixado de não ter sido procurada por nenhum representante da escola de samba até o dia seguinte ao acidente.

:: Blocos de rua do Rio lançam manifesto e organizam desfiles apesar da restrição ::

Segundo familiares, Raquel, o irmão e a mãe estavam em uma lanchonete na rua onde ocorre a dispersão dos desfiles da Sapucaí, no Estácio. A menina teria deixado o local sem que a mãe percebesse e teria subido em um dos carros alegóricos, que ainda estava parado e aguardava para ser retirado do entorno, após o desfile da escola.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), comentou a tragédia no Twitter.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda