diplomacia

Lula cumprimenta Macron e fala em luta contra a desigualdade

Ex-presidente foi recebido pelo francês no final de 2021; outros líderes mundiais também cumprimentaram Macron

|

Ouça o áudio:

Ex-presidente brasileiro e o líder francês se encontraram ano passado - Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva somou aos líderes globais que cumprimentaram o francês Emmanuel Macron, reeleito neste domingo (24) para mais cinco anos no governo. “Confio que o presidente Macron contribuirá nos desafios globais das mudanças climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa”, afirmou Lula, no Twitter.

Continua após publicidade

Em sua mensagem, o petista disse ainda “torcer pelo sucesso” da nova gestão “e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia”.

Em novembro, Lula foi recebido pelo presidente francês com protocolo de chefe de Estado. Na ocasião, o ex-presidente defendeu o diálogo global e afirmou que o propósito de sua viagem à Europa era “recuperar a confiança no Brasil”.

Saudações da Ucrânia e da Rússia

Assim, o resultado final da apuração mostrou Macron com 18.779.641 votos, 58,54% do total. Marine Le Pen teve 13.297.760 (41,46%). A abstenção (13,6 milhões) chegou a 28,01%. Votos em branco representaram 6,35% do total e nulos, 2,25%. Em Paris, o atual presidente recebeu 85% dos votos.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden afirmou que a França é “um parceiro-chave para lidar com desafios globais”. “Estou ansioso pela continuação de nossa estreita cooperação, inclusive no apoio à Ucrânia, na defesa da democracia e no combate às mudanças climáticas”, declarou. Já o presidente Volodimir Zelenski disse que Macron é um “verdadeiro amigo da Ucrânia”. E os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, também saudaram o líder francês. O atual presidente brasileiro ainda não se manifestou.