ELEIÇÕES

Na TV, PP diz que Bolsonaro fez transposição do São Francisco; em 2019, obra estava 90% pronta

Sigla aliada de Bolsonaro usa tempo de propaganda partidária para desinformar população sobre obras no rio São Francisco

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Dilma Rousseff e Lula em evento de inauguração da transposição do Rio São Francisco, em 2017 - Ricardo Stuckert

“Venderam para nós o sonho da transposição do rio São Francisco. Mas o sonho ficou parado e abandonado." Com essa frase, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) aparece na propaganda partidária que será exibida pela sua legenda, o PP, na televisão, a partir de terça-feira (26).

A peça, que será veiculada em rede nacional, apresenta obras realizadas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) que finalizaram a nova fase da transposição das águas do rio São Francisco. A propaganda afirma que a obra foi apenas "prometida" por outros governos, em referência ao PT, mas defende que a conclusão ficou a cargo de Bolsonaro.

“Acreditamos no presidente Bolsonaro para fazer a obra e, hoje, a água chegou onde nunca chegava, trouxe vida e deixou nosso sertão mais verde e forte”, declara Ciro Nogueira no vídeo.

A disputa pelo eleitorado da região marca presença no comercial que o PP exibirá na 3ª. “Nordestino de todo o Brasil, filie-se. Com o Nordeste forte, a nação é forte”, diz Ciro Nogueira no encerramento da peça.

:: Rio São Francisco tem a maior cheia dos últimos 13 anos e pesca na região é afetada ::

Desinformação

É falso, no entanto, que Bolsonaro tenha tido um papel relevante nas obras de transposição do Rio São Francisco, iniciada durante o governo do ex-presidente Lula (PT). Quando o ex-capitão do Exército assumiu o poder, as obras já estavam mais de 90% concluídas, segundo o projeto de checagem de fatos Comprova.

"Notícias e documentos oficiais indicam que ao menos 92,5% da execução física dos dois eixos estruturantes do projeto estavam prontos quando o atual presidente assumiu o comando do país. Um deles, inclusive, foi inaugurado no governo de Michel Temer", diz a checagem.

:: Bolsonaro inaugura transposição do rio São Francisco no RN, mas água não chega ao local ::

De acordo com outra iniciativa de checagem de fatos, o Estadão Verifica, em novembro de 2016, três meses após Dilma deixar o poder, o Eixo Norte tinha 87,7% das obras físicas executadas e o Eixo Leste tinha 84,4%. Em 2018, antes do início do mandato de Bolsonaro, as obras já estavam 96,40% concluídas.

O percentual aparece em uma página do Ministério do Desenvolvimento Regional, que foi retirada do ar, mas recuperada por meio da ferramenta Wayback Machine.

:: A cada cinco eleitores de Bolsonaro em 2018, um vai votar em Lula em 2022, mostra pesquisa ::

Lula assume "paternidade"

No ano passado, Lula falou sobre a tentativa de Bolsonaro de assumir a "paternidade" das obras: “A transposição do Rio São Francisco está sendo concluída. Eu só espero que o Bolsonaro, que está fazendo viagem para inaugurar o pedacinho que ele concluiu, tenha a coragem de dizer: 'Eu estou inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula'”.

Lula aproveitou para criticar a presença do presidente na região no final de 2021. “Bolsonaro agora está visitando o Nordeste, mas passou quatro anos brigando com os governadores e ofendendo os nordestinos. Quando fui presidente, respeitei cada governador e prefeito porque eles também foram eleitos. É esse o comportamento civilizado”, apontou.

Edição: Vivian Virissimo