ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio de Janeiro vai suspender cobrança de passaporte vacinal da covid-19

Medida foi recomendada pelo Comitê Científico nesta segunda (25) com base no atual panorama epidemiológico da capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Passaporte da vacina estava em vigor na capital desde novembro e era cobrado em locais fechados como restaurantes e cinema - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O prefeito Eduardo Paes (PSD) confirmou, nesta segunda-feira (25), que a cobrança do passaporte da vacina será suspensa na capital fluminense. A recomendação partiu do Comitê Especial de enfrentamento da covid-19 (CEEC) em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A proposta foi baseada no atual panorama epidemiológico, que segundo especialistas se mantém estável na cidade. A suspensão do documento, porém, deve acontecer de forma temporária e com monitoramento do número de casos. 

Leia mais: Governo formaliza fim da emergência em saúde pela pandemia

O passaporte vacinal estava em vigor desde novembro de 2021, e a revogação do decreto será publicada nesta semana no Diário Oficial do município. Em março, a cidade do Rio foi a primeira capital brasileira a retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados. 

Segundo o painel da prefeitura do Rio, nove pacientes com covid-19 estão internados na rede hospitalar da capital. O Rio tem 62% da população maior de 18 anos com a dose de reforço. Em relação a segunda dose de reforço para os idosos com mais de 80 anos, a cobertura está em 36%. O risco para a doença segue baixo em todas as regiões administrativas da cidade.

Leia também: Rio de Janeiro vai aplicar a quarta dose da vacina contra a covid um ano após a terceira

Em reunião nesta segunda (25), o Comitê também recomendou que a SMS cobre o envio de novas remessas da vacina Pfizer pelo Ministério da Saúde ao município. E ainda que a Secretaria reivindique a definição de prazo e a garantia de entrega das remessas utilizadas na imunização de crianças e adolescentes.

As vacinas aplicadas para a 4ª dose em idosos serão Jansen e AstraZeneca. A partir desta quarta (27), pessoas a partir de 70 anos podem se imunizar. Já na próxima semana, no dia 4 de maio, é a vez dos idosos acima 65 anos. O calendário segue até o dia 21 de maio para o público de 60 anos ou mais.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita