Nota 10

Apuração desta terça define escola campeã no carnaval do Rio; acompanhe ao vivo

Serão 45 julgadores, cinco para cada um dos nove quesitos; as seis escolas mais bem colocadas voltam à Sapucaí no sábado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
De acordo com as regras, a maior e a menor nota serão descartadas - Beth Santos/ Prefeitura do Rio

Após dois anos de espera, o carnaval do Rio de Janeiro conhecerá sua nova escola campeã na tarde desta terça-feira (26). A leitura das notas está prevista para começar às 16h, na Praça da Apoteose, na região central da cidade. Para acompanhar os resultados, o Brasil de Fato vai comentar a apuração em tempo real no Twitter.

Continua após publicidade

Segundo a programação, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) abrirá os envelopes por volta das 12h e, em seguida, sorteará a ordem de leitura dos quesitos, que servirá de base para os critérios de desempate. As obrigatoriedades do regulamento também serão observadas pela liga durante o sorteio.

Leia também: Protestos antirracistas protagonizam desfiles do Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro

Ao todo, serão 45 julgadores, cinco para cada um dos nove quesitos divididos em: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo.

De acordo com as regras, a maior e a menor nota serão descartadas. Única escola punida de antemão neste ano, a Paraíso do Tuiuti já começará com menos 0,2 pontos por ter estourado dois minutos do tempo permitido no desfile. 

As seis escolas mais bem colocadas voltam para a Sapucaí para o desfile das campeãs no próximo sábado (30). A última colocada será rebaixada para a Série Ouro. 

Siga o Brasil de Fato RJ no Twitter através do @brasildefatorj e acompanhe a cobertura.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse