últimas notícias

Prefeitura do Rio de Janeiro publica decreto que desobriga cobrança do passaporte vacinal

Documento era exigido desde setembro ano passado em locais de uso coletivo, como academias, cinemas, teatros e estádios

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Decisão não é definitiva e pode ser alterada conforme os números sobre a transmissão da covid na cidade - Tania Rego/Agência Brasil

Um dia após circular a informação de que seria suspensa a exigência do passaporte da vacina, na última segunda-feira (25), a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto confirmando a decisão. 

O documento era exigido desde o dia 14 de setembro do ano passado em locais de uso coletivo, como academias de ginástica, cinemas, teatros, estádios e outros.

Leia também: Carnaval: Escola de samba traz "Bolsonaro" vacinado que se transforma em jacaré em SP

O Comitê Científico do município recomendou à Secretaria Municipal de Saúde a suspensão após reunião na última segunda. Em seguida, no Twitter, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que iria referendar a recomendação do comitê.

Segundo a prefeitura, a decisão do grupo de especialistas foi baseada no atual panorama epidemiológico na cidade, que se mantém favorável e estável. No entanto, não é uma decisão definitiva e pode ser alterada conforme os números sobre a transmissão da covid na cidade.

Nesta semana, o município está aplicando a quarta dose da vacina em idosos acima de 70 anos. Na semana seguinte, a partir do dia 4 de maio, será a vez das pessoas acima de 65 anos. Depois, a partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos. A vacinação vai até o dia 21 de maio.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse