Rio de Janeiro

Ensino e pesquisa

Estudantes de pós-graduação podem ter possibilidade de acúmulo de bolsas ampliado; entenda

Projeto de lei que apresenta mudança foi aprovado em primeira discussão na Alerj e agora segue para a segunda apreciação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os prazos de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado também podem ser ampliados por licença maternidade ou de saúde - Tânia Rêgo / Agência Brasil

Estudantes de cursos de pós-graduação podem ter acesso à concessão e ao acúmulo de bolsas oferecidas por instituições estaduais ensino superior. É o que propõe um projeto de lei, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), que foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-feira (26). 

A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário.

Leia também: Projeto da UFRJ, Universidade da Cidadania promove trocas entre academia e movimentos populares

A proposta complementa a Lei 8.656/19, que permite o acesso somente aos estudantes de cursos de graduação, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária serão promovidos nas modalidades de: bolsas de permanência; bolsas de extensão; bolsas de estágio externo e interno; bolsas de iniciação à docência; bolsas de iniciação científica; e bolsa empreendedorismo.

Além disso, poderão ser oferecidas cumulativamente, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), bolsas de mestrado e doutorado a estudantes pesquisadores já beneficiados por bolsas concedidas pelas universidades estaduais até a conclusão dos cursos. 

Os prazos de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado podem ser ampliados por licença maternidade ou de saúde.

"O apoio do Poder Público à pesquisa científica é estratégico para o desenvolvimento do estado e do país e tal objetivo só será alcançado com o estímulo à pesquisa e aos pesquisadores”, justificou Minc ao portal da Alerj.

Edição: Mariana Pitasse