Rio de Janeiro

Novos ares

Papo na Laje: programa de TV idealizado por jovens terá segunda temporada em novo formato

Episódios inéditos gravados em diferentes lajes do Rio de Janeiro serão exibidos na TV Comunitária a partir de junho

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Programa de TV valoriza experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje completou sua primeira temporada de exibição na TV Comunitária do Rio de Janeiro (TVC) na última quinta-feira (21) com um episódio sobre experiências de empreendedorismo e solidariedade de moradores de favelas. Uma nova etapa do programa já tem estreia marcada para o mês de junho com um formato mais dinâmico, que promete envolver o espectador e o deixar mais próximo da cultura das lajes cariocas.

Leia mais: Vozes da periferia: Programa Bem Viver Vozes debate cultura de quem vive na margem das cidades

Para o diretor e roteirista Dieymes Pechincha, a produção do programa é baseada em muito diálogo e debate. "A gente conseguiu ter momentos em equipe para trocar impressões, olhar para trás, identificar os acertos, onde podemos avançar. A partir desses diagnósticos temos trabalhado para tornar possível do ponto de vista estético, técnico e político", afirma. 

Ao longo de seis meses, o programa apresentou discussões sobre assuntos relevantes para a juventude carioca com trabalhadoras autônomas, motoristas de aplicativo, influenciadores digitais, pesquisadores, professores, imigrantes, artistas independentes e militantes de movimentos sociais. O bate papo descontraído conduzido pela apresentadora Juliana França e, mais recentemente, pela atriz Dani Câmara marcou a primeira temporada da produção.

Novos episódios já estão sendo gravados em diversas lajes de favelas e periferias do Rio, como na comunidade Vila Parque da Cidade, no bairro da Gávea, na zona Sul. Dieymes também adianta outra novidade na montagem do programa que é a divisão por blocos.

"Vários momentos diferentes surgirão, respeitando a lógica do tema e das duas pessoas convidadas por episódio. Ao mesmo tempo vamos brincar mais para valorizar as características de cada laje. Enquanto equipe, identificar as potencialidades e também identidades daquele espaço para produzir uma fotografia que dê conta e com isso a gente migra para um registro mais cinematográfico", explica Dieymes.

Até a estreia em junho, é possível rever todos os programas do Papo na Laje a qualquer momento no canal do YouTube ou nas reprises, às 18h, na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

 

 

Edição: Mariana Pitasse