DEFESA DA EDUCAÇÃO

Profissionais da rede estadual de ensino do Rio fazem greve de 24 horas e ato por direitos

Trabalhadores farão uma aula pública no centro do Rio e seguirão rumo à sede da Alerj para protestar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
sepe rj
Mais cedo, profissionais da rede municipal do Rio distribuíram panfletos em locais próximos à sede da prefeitura da capital - Divulgação/Sepe-RJ

Profissionais da rede estadual de educação do Rio de Janeiro e dos municípios de Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda fazem uma greve de 24 horas nesta quinta-feira (28) por melhores condições de trabalho e atendimento a reivindicações salariais, marcando também o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública e dos Trabalhadores.

Leia mais: Escolas não conseguem comprar alimentos suficientes para a merenda na rede estadual do RJ

Um ato está marcado para as 16 horas, com uma aula pública no Largo de São Francisco, em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no centro do Rio, e com caminhada em seguida para o "Alerjão", novo edifício da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no centro da capital. 

A rede municipal do Rio não paralisou as atividades, mas convocou a categoria a participar do ato. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ), outras redes em todo o estado farão atos locais, como é o caso de Campos dos Goytacazes.

Leia também: Recarga de cartão alimentação continua em atraso para mais de 8 mil estudantes do Rio

A rede estadual de educação está em campanha pela recomposição salarial e reivindica que o Piso Nacional do Magistério seja a referência para os salários dos professores e o piso regional do Rio de Janeiro seja a referência salarial para o funcionário administrativo.

O Sepe também pretende denunciar os desvios de recursos que vêm ocorrendo no âmbito do governo federal, "por isso, exigimos a CPI do MEC já, lembrando que este governo já deixou de investir em saúde e educação mais de R$ 1 trilhão", diz a nota do sindicato da categoria.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda