LUTA

No Recife, ato das centrais sindicais reivindica unidade para eleger Lula

Adesivos, panfletos e jornais foram distribuídos durante o evento enquanto as atrações culturais se apresentavam

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ato no Recife teve frevo e pedidos de "Lula 2022" - Iyalê Tahyrine

No Recife, o ato político-cultural puxado pelas centrais sindicais para celebrar o dia de luta dos trabalhadores se concentrou no Parque 13 de Maio, no centro da cidade. Apesar da chuva, o ato contou com a participação de centenas de pessoas incluindo diversas categorias sindicais, movimentos populares e organizações políticas. Adesivos, panfletos e jornais foram distribuídos durante o evento enquanto as atrações culturais se apresentavam e eram intercaladas com falas políticas.

Continua após publicidade

:: Lula: "Trabalhadores vão voltar a sentar à mesa para discutir o país” ::

Muitas das falas fizeram referência à necessidade da unidade da esquerda e dos trabalhadores para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e eleger Lula (PT) em outubro. Uma tenda, montada pela Juventude do PT (JPT), estava fazendo uma ação de retirada do título de eleitor durante toda a tarde.

Leia mais: Prazo para emitir o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (4)

Outra pauta também levantada durante as falas foi de crítica às tentativas de enfraquecimento do movimento sindical, como apontou Helmilton Bezerra, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), "a reforma trabalhista, uma das primeiras medidas do governo Temer foi no caminho de enfraquecer o movimento sindical" ressalta.

Em tom de denúncia, os organizadores do ato citaram uma tentativa por parte de setores bolsonaristas, ligados a Anderson Ferreira(PL), de boicotar o ato organizado pelas centrais que estava marcado, inicialmente, para ser no Marco Zero e foi realocado ao longo da semana para o Parque 13 de Maio. 

O que eles alegam é que um grupo ligado ao prefeito de Jaboatão dos Guararapes chamou uma bicicletada que teria no trajeto, uma passagem no mesmo horário e local de onde aconteceu o ato das centrais, isso teria sido feito para impossibilitar a realização do evento. 

Leia também: De revogação da reforma a privatizações: as propostas dos presidenciáveis para o trabalhador

Paulo Rocha presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) afirmou que "esse ato ter acontecido é a primeira vitória porque tentaram com todas as forças impedir o ato da gente", conta.

Falas de parlamentares e pré-candidatos foram registradas também durante o ato. O deputado federal Carlos Veras (PT), a vereadora Liana Cirne (PT) e o vereador e pré-candidato a deputado estadual Ivan Moraes (PSOL) foram alguns dos parlamentares presentes.
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Rani de Mendonça