Paraná

SEMENTES CRIOULAS

Podcast | Rádio Plantô, Brotô! Ep.15 - Técnicas populares para armazenamento de sementes

As diferentes técnicas de armazenamento das sementes, desde a utilização de garrafas PET, latas ou vidros

Paraná |

Ouça o áudio:

Rádio Plantô, brotô! é uma ma produção da Rede Sementes da Agroecologia, a ReSA, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Paraná. - Imagem: ReSA - Divulgação

Imagina você passar anos resgatando diversas variedades de sementes crioulas, fazendo a seleção genética, plantando, multiplicando e, no final, perder as sementes pela contaminação transgênica, umidade ou até mesmo as mudanças climáticas.

Neste 15.º episódio da Rádio Plantô, Brotô, falamos sobre os conhecimentos passados de geração a geração pelas famílias agricultoras, para aprimorar e implementar as diferentes técnicas de armazenamento das sementes, desde a utilização de garrafas PET, latas ou vidros.

Seu Isac Miola, guardião das sementes crioulas da comunidade Linha Ibiaçá, em Dois Vizinhos, sudoeste do Paraná, é o nosso convidado. Ele nos conta sobre a Casa de Sementes Familiar construída para armazenar e preservar  as mais de 400 variedades de espécies, entre ramas, batatas, hortaliças e cereais, só de feijão cerca de 130 variedades e de milho 25.

Ouça no player acima ou faça download para escutar em outros dispositivos.


..
Player alternativo do Facebook
 

Edição: Lucas Botelho