ECONOMIA DE GUERRA

Presidente do México propõe plano para conter inflação e carestia nos próximos 6 meses

Proposta foi acordada com empresários mexicanos e transnacionais que operam no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Faltando um ano para eleições gerais, Andrés Manuel López Obrador disse que um dos seus "maiores medos" é a inflação
Faltando um ano para eleições gerais, Andrés Manuel López Obrador disse que um dos seus "maiores medos" é a inflação - Foto: Alfredo Estrella/AFP

O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou um novo plano para conter a inflação no México pelos próximos seis meses. A proposta inclui aumentar a produção de milho, feijão, arroz até 3 milhões de toneladas. Também prevê uma lista de preços controlados com 24 produtos de necessidade básica, entre eles alimentos e produtos de higiene pessoal.

O pacote de produtos foi acordados com Carlos Slim, considerado o empresário mais rico do país e dono da empresa de telecomunicações Telmex, e também com o grupo Bimbo e a rede de cadeia de supermercados Walmart. 

O plano ainda prevê o congelamento do preço dos pedágios nas principais rodovias de escoamento de alimentos, suspensão de exigência de certificação legal de carga e a exoneração de impostos sob a exportação de cereais.

"É um acordo, uma aliança para garantir que a cesta básica de alimentos tenha um preço justo. Quero agradecer a colaboração dos empresários e comerciantes, porque aceitaram participar de maneira voluntária. Isso ajuda a todos", disse López Obrador, durante coletiva de imprensa na última quarta-feira (4).

O índice de inflação anual acumulada no México é de 7,7%. As previsões do Banco Mundial de que o país iria atravessar os maiores índices de inflação dos últimos 23 anos seriam a justificativa para as novas medidas de AMLO. "Não resolveremos todo o problema, mas irá resolver uma parte importante", declarou para meios locais o secretário da Fazenda Rogelio Ramírez de la O.

Através dos programas "Semeando vida" e "Produção para o bem-estar", o Executivo mexicano também irá distribuir fertilizantes, sementes e insumos para incentivar a produção agrícola em nove estados. 

:: México apresenta ao G20 "Plano Mundial de Bem Estar" para cobrar impostos aos mais ricos ::

Para combater a carestia, o chefe do Executivo também aprovou o pagamento de subsídios para eletricidade e combustíveis. 

Com a suspensão da venda de ações da Petróleos do México (Pemex) e da exportação de petróleo bruto, López Obrador busca autossuficiência na produção de gasolina até o final de 2023. "Isso nos permitiu ter uma inflação mais baixa que os Estados Unidos. Sem esta medida, a inflação seria de 10%", afirmou López Obrador.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia e os impactos da pandemia, o índice de preços de alimentos de março foi o mais alto desde 1990. De acordo com a medição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), houve um aumento de 17,9% entre fevereiro e março, puxado pelos preços do trigo, soja e óleos vegetais. 

Viagem pelo Caribe 

Nesta quinta-feira (5), o presidente mexicano também inicia uma viagem pelos países do Caribe. Em comunicado, o governo afirma que a agenda faz parte da "estratégia do México de fortalecer laços e aumentar sua presença na região".

Até o domingo, AMLO se reunirá com seus homólogos da Guatemala, El Salvador, Honduras, Belize e Cuba. A comitiva presidencial inclui o chanceler Marcelo Ebrard, o ministro da Defesa, Luis Sandoval González, o chefe da marinha e o coordenador de Comunicação Social.

* Com informação de La Jornada e Expansión.

Edição: Thales Schmidt