Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

SERRA DO CURRAL

Artigo | Zema é mais do mesmo velho esquema

Conchavo com as mineradoras gera revolta na população, após aprovação de mineração no cartão-postal de Belo Horizonte

06.maio.2022 às 14h02
Belo Horizonte (MG)
Bella Gonçalves

Foram mais de 18 horas de reunião, até que lá pelas 3h, na madrugada, o Copam aprovou o projeto, ignorando todas as irregularidades contidas nele - Foto: Reprodução

Já imaginou estar de passeio por um parque e, de repente, começar a ouvir explosões e sentir o chão tremer? Ou, de repente, uma nuvem de poeira toma conta da cidade e fica difícil respirar?

Podia ser um cenário de guerra, mas é a realidade de muitas cidades que convivem com a mineração e com suas consequências. Há uma semana, estive em Itabira e, mesmo não sendo a primeira visita minha à terra de Drummond, ainda me impressiona ver o quanto a mineração e seus impactos estão próximos de toda a cidade. Lá, mais de 15% de todo o município está em área de alto risco de morte em caso de desastre.

É para esse caminho que o governo de Romeu Zema (Novo) tem apontado, sendo um dos governadores que mais liberou projetos minerários, mesmo depois do horror em Brumadinho e das consequências da destruição em Mariana. Agora, Zema quer que a população engula goela abaixo um projeto que vai destruir a Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte e símbolo da mineiridade, além de importante reserva natural.

No dia 29 de abril, a sociedade civil se organizou para participar da reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) em que estava pautado o projeto que autoriza a mineração na Serra do Curral pela mineradora Taquaril Mineração S.A. (Tamisa), com potencial de destruir uma área equivalente a 1,2 mil campos de futebol. Foram mais de 18 horas de reunião, até que lá pelas 3h, na madrugada, o Copam aprovou o projeto, ignorando todas as irregularidades contidas nele.

A primeira delas é que houve uma desconsideração completa de estudos que apontam diversos impactos sobre Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, como o surgimento de nuvens de poeira, ruídos derivados do trânsito de caminhões e de explosões de dinamite, danos à fauna e à flora, e até o risco de desabamento do Pico Belo Horizonte. Além disso, a Serra é tombada como patrimônio nos âmbitos federal e municipal e possui um processo de tombamento estadual avançado, mas travado pelo governo Zema.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Outra irregularidade gritante é o fato de a cidade de Belo Horizonte não ter sido consultada sobre o empreendimento, mesmo sendo duramente afetada por ele. Entre as áreas atingidas pelo projeto de mineração, estão o Hospital da Baleia e territórios tradicionais, como o Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango.

Depois da trágica reunião do Copam, não nos demos por vencidas. Na segunda-feira (2), nos reunimos com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e um grupo de ambientalistas para adiantar ações que impeçam a continuidade do projeto de mineração na Serra do Curral. E fez efeito. A Justiça deu um prazo de dez dias para que as partes se manifestem.

Não bastasse a desfaçatez de aprovar um projeto como esse, Zema desqualificou a reação da população com o projeto. Para o governador, os mineiros não têm o direito de opinar, a menos que tenham um diploma de especialista na área. Revelando o que todos nós já sabíamos. Temos em Minas um governador que despreza o povo do nosso estado.

Na quinta-feira (5), fizemos uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, convocada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), em que ficou evidente o interesse dos barões do minério sobrepostos ao interesse de toda a população de Minas. O deputado Noraldino Júnior (PSC), que presidia a audiência na Comissão de Meio Ambiente, tentou dar mais de uma hora para a defesa do projeto, enquanto a população e ambientalistas que estavam presentes teriam direito a apenas três minutos de fala. Diante das manifestações dos presentes na audiência, a lógica se inverteu e a sociedade civil conseguiu ter tempo para defender uma posição qualificada, técnica e de muito amor e envolvimento com a Serra do Curral.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Durante a audiência, o deputado Rogério Correia (PT) denunciou a contratação de um escritório de advocacia para acompanhar o processo de licenciamento, pelo valor de R$ 5 milhões, enquanto no documento entregue às autoridades, foi apresentado um pagamento de R$ 300 mil. Para onde foi todo o resto do dinheiro? Mais uma coisa que os empresários da Tamisa terão que explicar.

Depois de toda a repercussão do projeto, um grupo de artistas de renome nacional e internacional, entre eles, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, divulgaram um manifesto em apoio ao povo de Minas e contra a mineração na Serra do Curral. Que sirva de recado: não seremos silenciadas e nem descansaremos até interromper esse projeto de morte que Zema e as mineradoras querem nos impor. Ainda há muita luta pela frente.

Bella Gonçalves é vereadora de Belo Horizonte pelo PSOL.

—

Este é um artigo de opinião e a visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Servidores do INSS protestam contra fraudes e precarização da entidade em Porto Alegre

FUNCIONALISMO

Servidores públicos estaduais saem às ruas de Porto Alegre na luta por direitos

Aniversário de Marx

‘Não há futuro para editora que não invista na formação de leitores’, afirma organizador de festa de Marx em SP

Ednaldo afastado

Com presidente afastado, CBF é quintal da FIFA e parece o Congresso Nacional, diz comentarista

PREJUÍZO À POPULAÇÃO

Idec diz que regras de publicidade de bets são ‘insuficientes’, e postura de influenciadores, ‘preocupante’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.