Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MÚSICA

Grupo de samba Moça Prosa, composto por mulheres, celebra 10 anos na Pedra do Sal, no Rio

Evento multicultural no sábado tem entrada gratuita, com música, feira artesanal, moda, literatura e rodas de conversa

06.maio.2022 às 15h14
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
moça prosa

Moça Prosa se apresenta a partir das 18h30, mas evento multicultural na Pedra do Sal começa às 13h - Divulgação

Formado em 2012 a partir do encontro de mulheres que participavam de uma oficina de percussão feminina na Pedra do Sal, região que é o coração do samba na zona portuária do Rio de Janeiro, o Grupo Moça Prosa completa 10 anos e vai comemorar com um evento multicultural e gratuito neste sábado (7), a partir das 13h, no mesmo lugar onde ele teve início.

O grupo, que contou inicialmente com 12 mulheres em sua primeira formação, cinco a mais que as atuais sete integrante, vem ganhando espaço e lotando as rodas de samba em espaços públicos da cidade.

No sábado, o evento na Pedra do Sal contará com uma feira multicultural de expositores de moda, artesanato, gastronomia e literatura. A programação começa com uma bênção e lavagem do espaço realizados por Mãe Celina. Em seguida, acontecem a roda de conversa "O espaço da mulher na cultura e suas representações".

Na sequência, haverá intervenções culturais com participação do Slam das Minas e do Baque Mulher e o lançamento do livro "A Luz de Aisha", das autoras Luana Rodrigues e Aza Njeri. Às 18h30, começa a roda de samba da Moça Prosa e nos intervalos a DJ Nicolle Neuman assume a programação musical.

A vocalista do Moça Prosa, Fabíola Machado, contou um pouco sobre o show que será apresentado, a partir do primeiro EP do grupo, "Do jeito que eu sou", lançado no ano passado.

"O repertório é uma viagem de tudo que cantamos na última década, fazendo um resgate dos compositores, compositoras e intérpretes que sempre reverenciamos em nossas rodas e que nos trouxeram até aqui. Mas também mostramos um repertório autoral que achamos importante demais ser sempre cantado em nossa roda", conta ela.

A integrante Jack Rocha comemorou a década de música do grupo, mas também lembrou dos preconceitos sofridos dentro do próprio ambiente musical nos últimos 10 anos. "Experimentamos olhares que avaliaram nosso trabalho de forma a tentar equiparar às qualidades de uma roda de samba masculina. Sofremos na pele o preconceito, o sexismo e o racismo a respeito de ser mulher preta e capaz de executar uma roda de samba de forma independente".

"Quando decidimos caminhar ninguém achava que daríamos conta de segurar uma roda por quatro horas. Nem nós sabíamos, mas nunca deixamos o medo nos silenciar ou nos impedir de seguir adiante", completa Cláudia Coutinho, outra integrante do Moça Prosa, que promete um show para levantar a poeira na Pedra do Sal.

Editado por: Eduardo Miranda
Tags: mulheresmúsicariodejaneirosamba
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra

Israel destaca apoio de Trump e Irã promete resposta ‘ainda mais forte’ em 2º dia de bombardeio

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa de Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

Violência política

Trump preside desfile militar em meio a protestos e a atentado contra congressistas democratas

SOLIDARIEDADE

Ato em Caxias do Sul (RS) pede o fim do genocídio do povo palestino e rompimento de relações com Israel

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.