INVESTIGAÇÃO

MP do RJ faz operação contra lavagem de dinheiro em empresas ligadas a Ronnie Lessa

Operação que mira rede de jogos de azar prendeu 14 pessoas, incluindo os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ronnie Lessa está preso desde março de 2019 pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deu início, nesta quarta-feira (11), à segunda etapa da Operação Calígula, contra a organização criminosa  liderada pelo contraventor Rogério de Andrade e o ex-policial reformado Ronnie Lessa, denunciado pelo homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Continua após publicidade

A operação cumpre 24 novos mandados de prisão e de busca e apreensão no estado do Rio. Os endereços são de empresas que, segundo as investigações, serviam de fachada para lavagem de dinheiro. Promotores afirmam que Andrade e Lessa exploravam casas de apostas clandestinas com o aval de policiais civis e militares.

Leia também: Polícia do Rio prende PMs que mantinham negócios com Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle

"A atuação criminosa de Rogério de Andrade extrapola o Rio de Janeiro. Hoje essa organização criminosa busca expandir a exploração do jogo do bicho e de máquinas caça-níqueis, uma expansão que é conquistada com violência e corrupção", relatou Fabiano Cossemerlli, subcoordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Entre os presos, na tarde da última terça-feira (10), estão os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém. Na residência dela agentes apreenderam cerca de R$ 2 milhões em espécie. Após a operação, Belém foi exonerada do cargo de assessora na Secretaria municipal de Esportes e Lazer, no qual obteve R$ 8 mil em abril.

Dos 24 mandados de prisão deferidos pela Operação Calígula, 14 foram cumpridos. Ao menos 30 pessoas são alvo de denúncia pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita