VIOLÊNCIA

Morre jornalista chilena baleada na cobertura dos atos do 1º de maio em Santiago

Francisca Sandoval foi alvejada enquanto cobria os protestos; suspeito está preso de maneira preventiva

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A jornalista chilena, Francisca Sandoval, foi socorrida com vida, passou por cirurgia, mas não resistiu ao disparo e faleceu após 12 dias - Gamba Chile

No Chile, foi confirmada a morte da jornalista Francisca Sandoval, nesta quinta-feira (12), após ser baleada durante os atos do 1º de maio em Santiago. A repórter cobria os atos do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora para o canal comunitário TV Sinal 3 da região de La Victoria, na capital chilena, quando sofreu um tiro na cabeça. Ela esteve internada durante 12 dias, em estado grave, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.

Continua após publicidade

O laudo médico do Hospital de Urgência Assistência Pública informou que a morte foi produto de um traumatismo craniano pelo efeito da bala. 

Os disparos ocorreram depois de um confronto entre manifestantes e comerciantes locais. Vídeos de câmeras de segurança mostram que os atiradores teriam dialogado com a polícia antes de efetuar os disparos. Três pessoas foram atingidas, mas apenas Francisca Sandoval teve ferimentos graves;

O suspeito de ter atirado, Marcelo Naranjo, possui antecedentes por tráfico de drogas, e agora cumpre prisão preventiva, acusado de porte ilegal de arma e disparos injustificados. 

Leia também: Revolta social que abriu caminho para Constituinte no Chile completa 2 anos

O canal comunitário Sinal 3 La Victoria afirma que a profissional foi assassinada e cobra justiça. O caso gerou polêmica no país e manifestantes exigem que o Estado investigue o papel da polícia no distúrbios.

A ministra do Interior, Iskia Sichez, lamentou o falecimento da jornalista e afirmou que o caso "fala sobre o momento que o país atravessa e do quanto é necessário voltar a um ambiente de maior ordem, o que requer vontade de distintos setores", declarou em entrevista a meios locais. Movimentos defensores de direitos humanos criticaram a oficial, afirmando que estaria tirando vantagem política da situação.

O presidente Gabriel Boric havia visitado a vítima no hospital no dia 3 de maio e agora também se pronunciou dizendo que Francisca foi vítima de delinquentes, "não permitiremos impunidade".

Segundo levantamento da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o Chile está em 88º lugar entre 180 países do ranking global sobre liberdade de imprensa.  

Edição: Arturo Hartmann